Operação Tekel mira grupo suspeito de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Minas Gerais e Goiás
há 1 dia
1 min de leitura
Divulgação
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Minas Gerais (FICCO/MG), em atuação conjunta com a Polícia Civil de Goiás, deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Tekel, com o objetivo de desarticular um grupo investigado por envolvimento com tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de capitais.
A operação cumpre cinco mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e ordens de busca e apreensão domiciliar nos municípios de Uberlândia/MG, Itumbiara/GO e Bom Jesus de Goiás/GO.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o sequestro e bloqueio de ativos financeiros dos investigados, com limite de até R$ 2.444.684,21 para cada pessoa alvo das medidas.
As investigações tiveram início em 2025 e apontaram, segundo os levantamentos realizados pelas forças de segurança, indícios da atuação de um grupo organizado com funcionamento interestadual e divisão de tarefas entre os envolvidos.
Durante as diligências, foram identificados elementos que indicam, em tese, a existência de uma estrutura criminosa voltada ao tráfico de drogas, além de possíveis práticas de lavagem de dinheiro. Os investigadores também apuram a utilização de terceiros para movimentações financeiras e operações incompatíveis com a capacidade econômica declarada pelos suspeitos.
A ação faz parte do trabalho integrado entre diferentes instituições de segurança pública no combate ao crime organizado em Minas Gerais e outros estados.
A FICCO/MG é formada pela Polícia Federal, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais, Polícia Penal de Minas Gerais e Secretaria Nacional de Políticas Penais, reunindo esforços para investigação e repressão a organizações criminosas com atuação regional e interestadual.
Comentários