top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Parceria entre Governo de Minas e Harsco completa dois anos beneficiando mais de 2 mil agricultores familiares

  • gazetadevarginhasi
  • há 46 minutos
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução

A parceria entre o Governo de Minas Gerais e a empresa Harsco Environmental completa dois anos e já beneficiou mais de 2 mil agricultores familiares, por meio da doação anual de fertilizantes destinados à agricultura familiar no estado. A iniciativa, que foi oficializada originalmente em 29 de janeiro de 2024, prevê a entrega anual de pelo menos 10 mil toneladas de fertilizantes, com o objetivo de promover a correção do solo e fortalecer a produção agrícola dos pequenos produtores em várias regiões mineiras.

O convênio foi firmado entre o governo estadual — representado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) — e a Harsco Environmental, contando com o apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e analises de solo realizadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A distribuição dos fertilizantes é conduzida em parceria com prefeituras e entidades do setor rural, com a Emater-MG oferecendo assistência técnica direta aos produtores beneficiados.

Desde o início da ação, mais de 2 mil agricultores familiares foram contemplados pelos programas emergentes da parceria, que contempla produtores rurais de 270 municípios mineiros — inicialmente distribuídos em nove unidades regionais da Emater-MG, incluindo sedes em Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Sete Lagoas e Viçosa.

O aporte previsto pela empresa parceira para os próximos dois anos gira em torno de R$ 220 milhões, conforme anunciado na assinatura do convênio. A iniciativa foi apontada como parte do compromisso da Harsco com a responsabilidade socioambiental, e visa não apenas fornecer insumos agrícolas, mas também fortalecer a produtividade, melhorar a fertilidade dos solos e promover práticas agrícolas mais sustentáveis entre agricultores familiares em Minas Gerais.

Produtores beneficiados relataram que a iniciativa tem contribuído para a correção de solos e incremento da produtividade nas lavouras, gerando impacto direto na sustentabilidade das culturas e nas perspectivas econômicas das pequenas propriedades, alinhando-se aos objetivos do governo estadual de apoiar a agricultura familiar como componente estratégico da economia rural.

Gazeta de Varginha

bottom of page