Em Araçuaí, o governador Romeu Zema se encontrou ainda com alunas selecionadas para a primeira etapa da 2º edição do projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento. Zema aproveitou a oportunidade e entregou o passaporte para as alunas Luiza Helena Pereira Acácio, da Escola Estadual Chaves Ribeiro, de Itaobim, e Anna Vitória Lima Souza, da Escola Estadual Professor Antônio Gomes Moreira, de Joaima.
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é um programa do Governo de Minas Gerais, que oferece bolsas de intercâmbio internacional para estudantes da rede estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (Emti).
A iniciativa, que cobre todas as despesas da viagem, visa promover o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos através de uma experiência imersiva no exterior.
Os estudantes selecionados podem viajar em 2026 e devem atender aos requisitos de bom desempenho acadêmico e frequência escolar. No total, 150 estudantes serão beneficiados nesta edição, com outros 60 nomes a serem divulgados em outubro.Certificado Alfabetização Nota 10O evento desta sexta foi marcado por entregas e homenagens. Na oportunidade, o governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, entregaram o certificado Alfabetização Nota 10 aos municípios que atingiram suas metas de alfabetização, a partir do Indicador Criança Alfabetizada.Minas Gerais protagonizou o maior avanço do país na alfabetização de crianças no 2º ano do ensino fundamental. O estado saltou da 7ª posição em 2023 para o 3º lugar em 2024, com 72,07% dos estudantes alfabetizados — superando a meta nacional de 63,2% e a meta estadual projetada para 2026.Com 72,07% dos estudantes alfabetizados, Minas lidera no Sudeste, à frente do Espírito Santo (71,69%), São Paulo (58,13%) e Rio de Janeiro (55,25%).
Comentários