top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Pentágono hasteia bandeira dos EUA em cerimônia que marca os 25 anos dos ataques de 11 de Setembro

há 5 horas
1 min de leitura

Reprodução
Reprodução
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos realizou nesta quinta-feira (11) uma cerimônia solene em memória dos 25 anos dos ataques terroristas ocorridos no dia 11 de setembro de 2001. O momento mais simbólico do ato foi o hasteamento de uma grande bandeira dos Estados Unidos, estendida na fachada externa do próprio prédio do Pentágono, exatamente sobre a área atingida pela aeronave sequestrada naquele dia.

O impacto aconteceu precisamente às 9h37 da manhã, horário de Washington, quando o Voo 77 da American Airlines, com dezenas de passageiros e tripulantes a bordo, foi desviado por integrantes da rede terrorista Al-Qaeda e lançado contra a face oeste do edifício, em um dos quatro ataques coordenados que chocaram o mundo naquela data. O choque contra o prédio da Defesa e o incêndio que se seguiu provocaram a morte de mais de 180 pessoas — contando passageiros, tripulantes e militares e civis que trabalhavam no local — além de dezenas de feridos e danos estruturais de grande monta.

A cerimônia realizada nesta quinta-feira, vinte e cinco anos após o ocorrido, reuniu familiares das vítimas, sobreviventes do ataque, autoridades militares e civis, além dos bombeiros e socorristas que atuaram nas operações de resgate e combate às chamas no dia dos fatos. O ato serviu para relembrar os nomes e as histórias das pessoas perdidas, prestar homenagem àqueles que arriscaram a própria vida para salvar outras e renovar o sentimento de união e memória nacional.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page