PF faz operação em Minas, SP e DF para prender terroristas ligados ao Hezbollah
9 de nov. de 2023
2 min de leitura
Reprodução
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na quarta-feira (8), a operação Trapiche, que tem o intuito de interromper atos preparatórios de terrorismo, além de obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no país.
Os alvos seriam potenciais integrantes do grupo libânes Hezbollah, uma organização fundamentalista (xiita) islâmica que atua na Faixa de Gaza e em vários países do Oriente Médio. Esse grupo extremista é visto por Israel como uma ameaça, inclusive maior do que Hamas, por ser fortemente armado e mais bem estruturado politicamente.
De acordo com informações preliminares de investigadores, os terroristas tinham o objetivo de promover ataques a prédios da comunidade judaica em território brasileiro, como sinagogas. Isso incentivado pelo conflito que ocorre, há um mês, entre Israel e o grupo extremista Hamas.
Na guerra no Oriente Médio, o Hezbollah é aliado do Hamas, tendo ajudado até mesmo mesmo ataques em territórios israelenses.
Os mandados foram expedidos pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte. Segundo a PF, os agentes cumpriram dois mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, com 7 ordens emitidas, São Paulo e no Distrito Federal. (Veja o detalhamento abaixo).
Crimes investigados
Os crimes investigados são de constituir ou integrar organização terroristas e de realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, se somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.
Todos esses crimes estão previstos na Lei de Terrorismo e são equiparados a hediondos, ou seja, são inafiançáveis, insuscetíveis de graça, anistia ou indulto. Além disso, o cumprimento da pena para esses crimes se dá inicialmente em regime fechado, independentemente de trânsito em julgado da condenação.
Balanço da ação
MG: 7 mandados de busca e apreensão cumpridos
DF: 3 mandados de busca e apreensão cumpridos
SP: 1 mandado de busca e apreensão e 2 mandados de prisão temporária cumpridos
Comentários