PF investiga investimentos do Rioprevidência no Banco Master e cumpre mandados no RJ
gazetadevarginhasi
há 2 horas
1 min de leitura
fonte: itatiaia
A Polícia Federal investiga supostos investimentos irregulares realizados pelo Rioprevidência no Banco Master, instituição que já é alvo de apurações por suspeitas de fraudes financeiras. O Rioprevidência é a autarquia responsável pela gestão das aposentadorias e pensões dos servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro.
A ação desta sexta-feira (23), batizada de operação “Barco de Papel”, cumpre quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados a diretores do Rioprevidência, na capital fluminense.
Segundo a PF, estão sob análise nove operações financeiras realizadas entre novembro de 2023 e julho de 2024. Nesse período, cerca de R$ 970 milhões em recursos do fundo previdenciário teriam sido aplicados em títulos de renda fixa emitidos pelo Banco Master.
As investigações apuram possíveis crimes contra o sistema financeiro nacional, como gestão fraudulenta, desvio de recursos e indução de órgão público a erro, além de fraude contra o investidor. Também são investigadas suspeitas de associação criminosa e corrupção passiva.
O inquérito teve início em novembro de 2025 e conta com o apoio da Secretaria de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social.
Comentários