PL mantém aliança com PP em SC e não indicará De Toni ao Senado
gazetadevarginhasi
há 3 dias
2 min de leitura
Reprodução
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, decidiu não lançar a deputada federal Caroline De Toni (PL‑SC) como candidata ao Senado Federal por Santa Catarina nas eleições de 2026. De acordo com interlocutores ouvidos pela CNN, Costa Neto se reuniu com a parlamentar na manhã de terça-feira, 3 de fevereiro de 2026.
Durante o encontro, Valdemar Costa Neto teria informado a De Toni que a vaga ao Senado em Santa Catarina “pertence ao senador Esperidião Amin (PP‑SC)”, decisão que visa fortalecer a aliança entre o PL e o Progressistas (PP), presidido por Ciro Nogueira.
Aliados da deputada relataram à CNN que ela recebeu a notícia com surpresa e interpretou o movimento do partido como “um golpe e uma traição”. Nos bastidores, a parlamentar contava com o apoio do governador catarinense Jorginho Mello (PL).
Valdemar Costa Neto, então, ofereceu a De Toni a possibilidade de disputar a vice-governadoria, proposta que foi recusada. O governador Jorginho Mello já anunciou o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como vice em sua chapa de reeleição.
Outra alternativa apresentada pelo presidente do PL foi a reeleição à Câmara dos Deputados, acompanhada da promessa de que De Toni lideraria o partido em 2027, oferta também recusada. Interlocutores afirmam que a deputada já assumiu um compromisso com o eleitorado catarinense de disputar o Senado e que está bem posicionada nas pesquisas.
Diante deste cenário, De Toni estuda deixar o PL. Segundo informações apuradas pela CNN, pelo menos seis partidos já a sondaram: Novo, PSD, MDB, Podemos, Avante e PRD. Entre eles, Podemos, Avante e PRD chegaram a oferecer a presidência estadual da legenda.
A deputada planeja se reunir com o governador Jorginho Mello nesta quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, para definir os próximos passos de sua carreira política.
Comentários