Polônia acusa Rússia de sabotagem após incêndio destruir estação da Starlink; serviço já foi restabelecido
há 2 horas
1 min de leitura
Reprodução
Um incêndio atingiu uma estação de transmissão da rede Starlink no centro da Polônia na noite de quarta-feira, dia 23 de setembro. O fogo destruiu completamente a central de energia elétrica e também o gerador de reserva do local. O vice-primeiro-ministro polonês, Krzysztof Gawkowski, classificou o ocorrido como um ato deliberado de sabotagem. Segundo ele, a ação foi planejada com o objetivo específico de desativar a estação e interromper o fornecimento de internet para diversas instituições e, de forma destacada, para as forças armadas da Ucrânia.
A estação já voltou a funcionar normalmente. Ainda não há confirmação oficial sobre quem executou a ação, mas o governo polonês afirma que os indícios apontam para alinhamento com padrões de ataque atribuídos à Rússia. O caso é tratado como mais um episódio de guerra híbrida. A Polônia mantém estado de alerta máximo para incidentes desse tipo desde o início da invasão da Ucrânia, em 2022. A Rússia nega qualquer participação em atos de sabotagem em território polonês.
O sistema Starlink funciona por meio de satélites e é considerado essencial para as comunicações militares ucranianas, sendo usado amplamente no campo de batalha e em operações com drones. O serviço foi ativado em 2022 a pedido do governo da Ucrânia. A Polônia é quem assume os custos da assinatura para o uso do sistema pelo país vizinho. A rede também tem sido alvo de disputas e medidas que buscam impedir uso indevido ou acesso por forças adversárias.
Comentários