Polícia Federal alerta sobre crimes de abuso sexual infantojuvenil online
gazetadevarginhasi
22 de out.
1 min de leitura
Divulgação
Polícia Federal cumpre mandados em operação contra abuso sexual de crianças e adolescentes em Governador Valadares.
Na manhã desta quarta-feira (22/10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Joio na Rede IV com o objetivo de identificar e prender indivíduos envolvidos em crimes de abuso sexual infantojuvenil, especialmente os cometidos por meio da internet.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Governador Valadares/MG. As investigações realizadas no ambiente virtual apontaram que o investigado armazenava imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes. O suspeito poderá responder criminalmente pelo armazenamento desse tipo de material.
A PF alerta que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil”, a comunidade internacional recomenda o uso da expressão “abuso sexual de crianças e adolescentes”, para melhor dimensionar a gravidade da violência infligida às vítimas.
Os pais e responsáveis devem monitorar e orientar seus filhos, tanto no mundo virtual quanto no físico. Conversar sobre os perigos das redes sociais, jogos e aplicativos, acompanhar as atividades online e observar mudanças de comportamento, como isolamento ou segredo quanto ao uso de dispositivos, são medidas essenciais de proteção. Além disso, é fundamental ensinar crianças e adolescentes a reagirem a contatos inadequados, reforçando que devem procurar ajuda.
A prevenção e a informação são ferramentas fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.
Comentários