Ponto facultativo no carnaval: bancos e órgãos públicos têm horários especiais
gazetadevarginhasi
há 4 minutos
1 min de leitura
Nos dias 16 e 17 de fevereiro, órgãos da administração pública federal funcionarão em ponto facultativo, em razão do Carnaval 2026. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) também definiu ponto facultativo até as 14h da Quarta-feira de Cinzas.
Os bancos estarão fechados na segunda-feira (16) e terça-feira (17), retomando o atendimento presencial na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12h, horário de Brasília. O fechamento ocorrerá no horário normal das agências.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as compensações bancárias não ocorrerão nos dias de feriado, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED). No entanto, o Pix funciona 24 horas, e os caixas eletrônicos e aplicativos permanecem ativos para saques e transações digitais.
A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais para transferências e pagamentos durante o feriado. Boletos e contas de consumo com vencimento nos dias 16 e 17 poderão ser pagos na Quarta-feira de Cinzas sem acréscimo de juros. Já tributos e impostos devem ser quitados antecipadamente para evitar multas.
Em cidades onde as agências fecham antes das 15h, o expediente será antecipado para garantir pelo menos três horas de atendimento presencial.