top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Prefeitura de Poços de Caldas retoma obras na Avenida João Pinheiro após acordo judicial

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura


Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Poços de Caldas (MG) vai retomar as obras de revitalização da Avenida João Pinheiro, uma das principais vias da cidade, após a Justiça suspender uma liminar que impedia a continuidade do projeto. A decisão foi tomada em audiência realizada em 30 de abril, na qual ficou estabelecido um acordo entre a administração municipal e entidades ambientais.
As obras haviam sido interrompidas em agosto de 2023, após a ONG Planeta Solidário e o Movimento Poços com Árvores acionarem a Justiça para impedir o corte de dezenas de árvores na avenida. As entidades alegavam que as remoções estavam sendo feitas sem um estudo técnico que justificasse a ação ou avaliasse os impactos ambientais.
Na ocasião, a prefeitura apresentou um laudo técnico elaborado por um engenheiro florestal da própria administração, que apontava a inadequação de mais de 300 árvores de grande porte ao paisagismo urbano. Segundo o documento, algumas dessas árvores apresentavam risco de queda.
A remoção das árvores gerou forte comoção entre moradores e ativistas ambientais. Protestos foram realizados, incluindo a colocação de cruzes nos locais onde as árvores foram arrancadas e até um escudo humano para impedir os cortes. As manifestações também chegaram à Câmara Municipal. A pressão popular levou a Justiça a conceder uma liminar suspendendo os cortes e estabelecendo multa de R$ 100 mil por árvore retirada após a decisão.
Com o novo acordo, a prefeitura se comprometeu a retomar o plantio de árvores e a reforma do calçamento. As espécies escolhidas para o replantio são Ipês Amarelos, e as mudas deverão ser de grande porte, para garantir floração em menos tempo. Segundo o secretário adjunto de Serviços Públicos, Miguel Sales, uma nova perícia confirmou a viabilidade dos cortes já realizados, e ficou estabelecido que, no mínimo, a mesma quantidade de árvores será replantada. A previsão é que cerca de 130 árvores sejam plantadas.
“A gente pretende praticamente dobrar o número de árvores no trecho que ainda falta ser revitalizado”, afirmou o secretário.
O acordo também prevê a retirada de árvores que estejam próximas às colunas de sustentação do monotrilho, por apresentarem risco à estrutura.
A reurbanização contemplará todo o trecho da Avenida João Pinheiro, incluindo o quarteirão anteriormente embargado, e se estenderá até a Avenida Mansur Frayha.
Fonte: G1

Comentarios


Gazeta de Varginha

bottom of page