top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Primeira-dama Janja embarca para Roma para reunião com Papa Francisco e compromissos internacionais

Primeira-dama Janja embarca para Roma para reunião com Papa Francisco e compromissos internacionais
Reprodução
A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, iniciou uma viagem a Roma no domingo (9), onde cumprirá uma agenda de compromissos oficiais, incluindo uma audiência com o Papa Francisco, marcada para quarta-feira (12). Esta é a segunda vez que Janja se encontra com o pontífice, tendo sido a primeira durante a visita ao Vaticano em junho de 2023, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em junho de 2024, ela também se encontrou com o Papa durante o evento da Cúpula do G-7, na cidade de Puglia.

Durante a visita à Itália, Janja integra a comitiva do governo de Lula, que se reúne na capital italiana para discutir a presidência da Aliança Global de Combate à Fome, um bloco multilateral com 142 membros, incluindo países, instituições internacionais e ONGs. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que lidera a delegação, explicou ao Estadão que Janja foi convidada para a missão devido à sua experiência técnica e atuação na área social. "Reforcei a importância de irmos juntos, considerando a experiência dela", disse o ministro.

O foco da viagem é obter para o Brasil a presidência da Aliança, uma iniciativa que foi lançada na última Cúpula de Líderes do G-20, realizada no Rio de Janeiro em novembro do ano passado. Além da reunião com o Papa, a agenda de Janja em Roma inclui encontros com figuras de destaque, como Alvaro Lario, presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), e Cindy McCain, diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

A divulgação da agenda de Janja nas redes sociais, iniciada em 3 de fevereiro, ocorreu após críticas de opositores e da ONG Transparência Internacional sobre a falta de transparência nos compromissos da primeira-dama. Embora não exerça um cargo oficial no governo federal, Janja conta com uma equipe informal composta por pelo menos 12 pessoas, que a assessoram e a acompanham em viagens internacionais. Desde o início do terceiro mandato de Lula, a equipe já gerou um custo de mais de R$ 1,2 milhão, incluindo despesas com translado e diárias.

Diante da queda na popularidade do presidente Lula, o Palácio do Planalto tem intensificado as viagens de Janja e Lula, buscando destacar pautas e resultados do governo. Em um vídeo publicado no Instagram, Janja anunciou que estará realizando uma agenda por todo o Brasil em parceria com ministros, onde apresentará os resultados dos programas e políticas sociais do governo.
Fonte: PortaldePrefeitura

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page