Projeto “ANS com Você” leva orientação sobre planos de saúde a Procons de todo o país
há 2 horas
2 min de leitura
Divulgação
A Agência Nacional de Saúde Suplementar realiza, entre os dias 25 de maio e 3 de junho, mais uma edição do projeto “ANS com Você”. Pelo quarto ano consecutivo, a iniciativa promove ações de orientação sobre planos de saúde para profissionais de órgãos de defesa do consumidor em diversas regiões do país.
Assim como ocorreu nas últimas edições, o projeto será desenvolvido em parceria com Procons estaduais e municipais. Ao todo, equipes e servidores da ANS estarão em 12 localidades brasileiras para capacitar profissionais desses órgãos sobre as normas do setor de saúde suplementar e as formas de auxiliar consumidores em suas demandas.
O diretor-presidente da ANS, Wadih Damous, destacou que a aproximação entre a Agência e os órgãos de defesa do consumidor contribui para tornar mais ágil a solução de conflitos envolvendo beneficiários de planos de saúde.
“Quando o consumidor conhece seus direitos e encontra canais preparados para orientá-lo, os conflitos diminuem e o acesso à informação melhora. Essa parceria com os Procons fortalece a proteção dos beneficiários”, afirmou.
A diretora de Fiscalização da ANS, Eliane Medeiros, participará do encontro promovido pelo Procon Municipal de Vila Velha. Segundo ela, o projeto possui importante papel educativo e de capacitação.
“Esse projeto promove integração e capacitação dos profissionais que estão na ponta, em contato direto com o público, o que possibilita uma prestação de serviço cada vez mais qualificada à sociedade”, ressaltou.
Com a edição de 2026, o projeto deverá alcançar mais de 45 Procons participantes em todas as regiões do Brasil. A expectativa da Agência é capacitar equipes de praticamente todos os Procons estaduais do país e de mais de 25 órgãos municipais.
Ainda de acordo com Eliane Medeiros, a iniciativa ajuda a reduzir problemas causados pela falta de informação e contribui para a resolução mais rápida de conflitos, muitas vezes sem necessidade de judicialização.
O “ANS com Você” faz parte do Programa Parceiros da Cidadania, estratégia da ANS que reúne órgãos de defesa do consumidor, instituições do Judiciário e outras entidades com o objetivo de ampliar o diálogo e fortalecer a orientação aos usuários de planos de saúde.
Comentários