top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Projeto de Varginha é apresentado em Rede de Trocas de Experiências Inspiradoras em Educação Integral

  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
O município de Varginha foi um dos destaques da Rede de Trocas de Experiências Inspiradoras em Educação Integral, realizada na terça e quarta-feira desta semana, dias 4 e 5 de agosto, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Durante o encontro, Varginha apresentou o projeto “Coreógrafos do Amanhã: Um Palco para o Protagonismo”, desenvolvido no Centro de Artes e Esportes (CEU) com estudantes da Escola Municipal São José. A iniciativa foi selecionada entre experiências desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil e apresentada como uma prática voltada ao desenvolvimento integral dos estudantes.

O projeto foi compartilhado durante a programação do evento, que reuniu representantes de redes municipais de ensino de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará. A Rede de Trocas de Experiências Inspiradoras em Educação Integral promoveu momentos de apresentação, diálogo e compartilhamento de práticas consideradas exitosas na área da educação.

A participação de Varginha permitiu que uma iniciativa desenvolvida no município fosse apresentada para representantes de diferentes localidades, ampliando o intercâmbio de conhecimentos e experiências relacionadas à Educação Integral.

Representaram Varginha no encontro a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Gisele Mendes Alves, e a professora Lidiane Pontes, autora do projeto. Durante a apresentação, elas compartilharam os resultados da iniciativa, que utiliza a dança como instrumento de protagonismo, desenvolvimento integral e fortalecimento dos vínculos dos estudantes.

O projeto apresentado tem como proposta utilizar a expressão artística como uma ferramenta de participação e desenvolvimento dos alunos, valorizando suas habilidades e incentivando novas formas de aprendizagem por meio da dança.

A seleção da experiência entre projetos de todo o país possibilitou que o trabalho desenvolvido em Varginha fosse conhecido por outras redes de ensino, contribuindo para a divulgação das ações realizadas no município e para a troca de conhecimentos com profissionais envolvidos na Educação Integral. A participação no encontro também reforçou a importância do compartilhamento de boas práticas educacionais, permitindo que diferentes municípios apresentassem suas iniciativas e conhecessem projetos desenvolvidos em outras regiões.

Com a apresentação do “Coreógrafos do Amanhã: Um Palco para o Protagonismo”, Varginha levou para o evento uma experiência baseada na valorização dos estudantes, no incentivo à participação e no uso da dança como ferramenta de desenvolvimento integral dentro do ambiente escolar.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page