top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Rede Municipal de Ensino de Varginha se destaca com 4 projetos no Prêmio Liga STEAM





Estamos extremamente orgulhosos em compartilhar uma excelente notícia: Varginha, por meio da sua Rede Municipal de Ensino, tem a honra de ter 4 trabalhos classificados para a etapa final do renomado Prêmio Liga STEAM 2023.
Para contextualizar, essa premiação visa reconhecer e destacar iniciativas que promovam a integração e a inovação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) na educação. O Prêmio Liga STEAM é uma iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal e Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, para reconhecer e valorizar a troca de ideias, a aplicação da abordagem STEAM em sala de aula e o engajamento de alunos e professores em desafios de suas comunidades locais.
A participação de Varginha no Prêmio Liga STEAM 2023 foi marcada por uma conquista notável: os quatro trabalhos classificados estão entre os 150 selecionados num rol de quase 1.000 projetos inscritos em todo o Brasil. Isso reflete não apenas o engajamento dos educadores e alunos, mas também a qualidade e relevância dos projetos desenvolvidos nos CEMEIs e escolas municipais.

Na Educação Infantil, os projetos "Café além da xícara: reutilizando a borra de café", idealizado pela professora Sabrina Aparecida Pereira, do CEMEI Profª Ariadna Balbino Gambogi, e "Cuidando do(a) coleguinha, eu cuido do mundo", de autoria de Maria de Fátima Elói Reis, do CEMEI Luiz de Melo Viana Sobrinho, foram reconhecidos pela sua inovação e propósito sustentável.

No Ensino Fundamental, os projetos "Do lixo para a vida: retalhos de um mundo melhor", do 5º ano, professora Luciene Aparecida Roza Carvalho, da Escola Municipal Wanderley Bueno de Oliveira, e "Escola em ação: espaço verde sustentável", do 4º ano, Professora Mislaine do Carmo Cardoso, da Escola Municipal José Augusto de Paiva, demonstraram criatividade e impacto positivo na comunidade.

Os professores com projetos classificados receberam o livro "STEAM em sala de aula", de autoria da Professora Dra. Lilian Bacich e Prof. Dr. Leandro Holanda e 2 kits de prototipação para trabalhos com robótica. As professoras têm até o dia 29 de outubro para concluírem a implementação dos projetos e fazer o envio dos relatórios. Estamos na torcida para a premiação final, com a divulgação dos 10 projetos finalistas de cada categoria que acontecerá em novembro.

A Secretaria Municipal de Educação de Varginha compartilha da alegria pela classificação destes projetos, os quais refletem o compromisso em promover uma educação inovadora e sustentável, alinhada com a abordagem STEAM. Para nós, já são vitoriosos e por isso, parabenizamos calorosamente os educadores e as escolas envolvidas pelo trabalho realizado e pelo alcance significativo dos projetos desenvolvidos.

Acreditamos que iniciativas como essas são um verdadeiro reflexo da transformação que a educação pode promover, ao incentivar a criatividade, a sustentabilidade e a inter/transdisciplinaridade. Que esses projetos inspirem muitos outros educadores a explorarem o potencial da Educação STEAM e a construírem um futuro melhor e mais promissor para nossas crianças.
bottom of page