top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Refinaria pega fogo na Rússia e cidade é esvaziada após ataques de drones ucranianos

  • há 1 hora
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução


Uma refinaria de petróleo na região russa de Krasnodar foi atingida por um incêndio após um ataque com drones durante a madrugada desta sexta-feira (10). No mesmo período, autoridades determinaram a retirada de moradores de áreas da cidade de Taganrog, no sul da Rússia, depois de um ataque separado com aeronaves não tripuladas. Segundo informações preliminares divulgadas pelas autoridades locais, não houve registro de feridos.

O incêndio ocorreu na refinaria de Ilsky, que tem capacidade para processar cerca de 138 mil barris de petróleo por dia. A instalação já havia sido alvo de ataques anteriores. Nos últimos meses, a Ucrânia intensificou ofensivas contra refinarias e outras estruturas de energia russas, em uma estratégia para atingir a infraestrutura utilizada pelo país durante a guerra.

Na região de Rostov, equipes de emergência também atuaram para combater incêndios em dois depósitos de combustível e na área do porto marítimo de Taganrog. De acordo com o governador Yury Slyusar, as ocorrências foram registradas após os ataques. A prefeita da cidade, Svetlana Kambulova, informou que moradores das áreas afetadas foram retirados de suas casas por medida de segurança. Ela acrescentou que uma residência sofreu danos e que o telhado de um prédio administrativo foi atingido pelo fogo.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que os sistemas de defesa aérea derrubaram 376 drones ucranianos durante a noite. Já o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) declarou ter impedido o que classificou como um ataque terrorista com drones contra um aeródromo militar localizado na região de Rostov.

Os ataques contra refinarias russas têm provocado impactos no abastecimento de combustíveis em diferentes regiões do país, com relatos de escassez, formação de filas em postos e aumento dos preços. Enquanto isso, o conflito entre Rússia e Ucrânia continua marcado por ofensivas contra instalações consideradas estratégicas por ambos os lados.

Gazeta de Varginha

bottom of page