top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Santa Rita do Sapucaí inaugura fábrica da Welling Motor e reforça polo tecnológico

  • gazetadevarginhasi
  • há 27 minutos
  • 2 min de leitura
Santa Rita do Sapucaí inaugura fábrica da Welling Motor e reforça polo tecnológico
Divulgação
Santa Rita do Sapucaí inaugura primeira fábrica de motores de ar-condicionado de Minas e reforça vocação tecnológica.

Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, deu mais um passo em direção ao fortalecimento de seu polo tecnológico com o início da operação da primeira fábrica de motores de ar-condicionado do estado. A unidade da Welling Motor, subsidiária do Grupo Midea, começou oficialmente a funcionar nesta quinta-feira (27/11).

Com investimento de R$ 70 milhões e previsão de criação de 150 empregos diretos até 2026, o empreendimento consolida a presença de uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo no Vale da Eletrônica.

A instalação da nova planta foi viabilizada pelo ambiente de negócios considerado favorável pelo setor produtivo, construído pela atual gestão do Governo de Minas. O estado tem adotado medidas de competitividade, segurança jurídica e qualificação profissional, com apoio direto da Invest Minas, agência ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), responsável por intermediar a chegada de novos investimentos.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, o projeto é fruto da missão à Ásia realizada em junho deste ano. “O investimento da Welling Motor prova que Minas está no caminho certo para gerar mais oportunidades. Desde o início da gestão, ampliamos rotas e fortalecemos a logística para atrair novos projetos e diversificar a economia”, afirmou.

Produção e atuação
A nova fábrica é dedicada à produção de motores DC para unidades externas de ar-condicionado, com operações completas de injeção, estamparia, montagem e embalagem. O complexo segue padrões globais de automação e eficiência energética.

A Invest Minas teve papel central no processo: identificou o imóvel que recebeu a planta, articulou com a prefeitura e com a Cemig, apoiou licenciamento ambiental, orientou sobre incentivos fiscais, auxiliou na obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e contribuiu para o fortalecimento da cadeia de fornecedores.

“Este investimento simboliza o tipo de desenvolvimento que buscamos: tecnológico, sustentável e com impacto direto na vida das pessoas”, destacou o diretor-presidente da Invest Minas, Rodrigo Tavares, ressaltando a agilidade e segurança oferecidas ao investidor.

Parte de um pacote maior
A inauguração integra um conjunto de quatro projetos anunciados pelo Grupo Midea durante a Missão China, em junho de 2025. Na ocasião, o grupo confirmou R$ 198 milhões em novos investimentos e a geração de 830 empregos diretos em Minas.

Além da unidade da Welling Motor, o pacote inclui:
  • Um Centro de Distribuição Midea Carrier em Extrema, com início das operações previsto ainda para 2025;
  • Uma fábrica de embalagens em Pouso Alegre, prevista para entrar em operação no primeiro quadrimestre de 2026;
  • Uma fábrica de refrigeradores, também em Pouso Alegre, considerada um dos maiores projetos industriais da Midea no país, com início das operações estimado para 2028.

Os novos empreendimentos fortalecem a posição de Minas como um dos estados que mais atraem investimentos privados no Brasil, beneficiado por políticas de simplificação tributária, segurança jurídica e pela atuação técnica da Invest Minas na transformação de negociações em projetos concretos.
Fonte: AgMinas

Gazeta de Varginha

bottom of page