top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Semana começa com risco de chuva intensa e tempestades em várias regiões do país

  • gazetadevarginhasi
  • há 7 dias
  • 2 min de leitura
Semana começa com risco de chuva intensa e tempestades em várias regiões do país
Divulgação
A semana começa sob alerta para chuvas intensas e tempestades em diversas regiões do Brasil. Nesta segunda-feira (2), a previsão do tempo segue influenciada por um ciclone extratropical formado no último fim de semana, o que mantém o cenário de instabilidade ao longo dos próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de tempestade com validade até terça-feira (3). De acordo com o órgão, há possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados de 50 a 100 milímetros por dia. O alerta também inclui ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h, além de risco de queda de granizo em algumas localidades.

Entre as áreas afetadas pelas condições climáticas adversas estão regiões do Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Oeste de Minas, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Norte de Minas. O aviso também abrange áreas do Centro-Sul Baiano, Norte Pioneiro Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Campinas, Bauru, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, além de regiões do Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e outras localidades do país.

Segundo dados meteorológicos do Meteored, as chuvas devem se intensificar logo nas primeiras horas da manhã nas regiões Norte e Centro-Oeste. A atenção se volta principalmente para o centro, oeste e norte do Mato Grosso do Sul, nordeste do Mato Grosso, centro-sul do Paraná, Tocantins, além de áreas de Manaus e do estado do Amazonas.

No Sudeste e no Sul do Brasil, as pancadas de chuva tendem a ocorrer de forma mais fraca e pontual, especialmente em São Paulo, no Triângulo Mineiro, no norte de Minas Gerais e no norte do Paraná. No decorrer do dia, a instabilidade deve ganhar força, aumentando a possibilidade de chuvas em várias regiões do país, cenário que deve persistir durante a noite e a madrugada de terça-feira (3).

Ao todo, cerca de 16 estados permanecem sob alerta para chuvas intensas e tempestades, conforme o Inmet. Estão na lista Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, metade sul do Pará, Rondônia, metade sul do Amazonas, leste do Acre, oeste da Bahia, sul do Maranhão e sul do Piauí.
Fonte: Inmet

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page