top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Semana Criativa reforça papel de Tiradentes como polo da economia criativa em Minas Gerais

  • Foto do escritor: Elisa Ribeiro
    Elisa Ribeiro
  • 6 de out.
  • 3 min de leitura

Parte dos designers, artesãos e idealizadores durante a imersão da Semana Criativa de Tiradentes
Parte dos designers, artesãos e idealizadores durante a imersão da Semana Criativa de Tiradentes
Tiradentes celebra a 9ª Semana Criativa com foco em design, tradição e economia sustentável
Entre os dias 16 e 19 de outubro, a cidade histórica de Tiradentes recebe a 9ª edição da Semana Criativa de Tiradentes (SCT) — um dos mais importantes eventos do calendário cultural mineiro, que há quase uma década movimenta o turismo, valoriza o artesanato e impulsiona a economia criativa na região.
Durante todo o ano, a SCT atua no intercâmbio entre artesãos das Vertentes e designers de diferentes partes do país, promovendo trocas de saberes e o desenvolvimento de produtos que combinam tradição e inovação. Em 2025, mais de 100 artesãos serão atendidos diretamente e outros 200 de forma indireta, além de oito artistas e iniciativas homenageados por sua contribuição à preservação de técnicas e ofícios tradicionais.
Nesta edição, o evento também celebra um avanço histórico para a região: a recuperação de uma edificação pública na zona rural, que passará a abrigar a Escola da Semana Criativa — um espaço dedicado à formação, capacitação e continuidade dos saberes locais, com contrapartidas voltadas à comunidade.
Mais do que um festival cultural, a Semana Criativa de Tiradentes se consolidou como o principal movimento de incentivo à economia criativa local, fortalecendo o comércio da cidade — lojas, pousadas, restaurantes, bares e pequenos produtores — e tornando-se o maior evento de venda de produtos feitos à mão em Tiradentes.
Os números de 2024 comprovam o impacto crescente: foram 14 mil visitantes, um aumento de 40% em relação a 2023, com mais de 100 atividades, 3.150 pessoas em palestras e debates, 498 participantes em oficinas e mais de 2 mil pessoas nos eventos festivos.
Com essa trajetória, a Semana Criativa reforça a vocação mineira de unir arte, cultura, turismo e sustentabilidade, transformando o fazer manual em oportunidade e impulsionando o futuro da economia criativa em Minas Gerais.
Sobre a Semana Criativa de Tiradentes
A Semana Criativa de Tiradentes é um movimento cultural e social realizado anualmente em Tiradentes (MG), com o objetivo de valorizar e preservar os saberes tradicionais e evitar que se percam com o tempo. Idealizado por Simone Quintas e Junior Guimarães, o projeto promove, ao longo do ano, imersões entre designers e artesãos, que resultam em novos produtos, ideias e experiências criativas.
O festival é uma maratona de conteúdo, arte e design autoral, reunindo profissionais, estudantes, empreendedores e visitantes apaixonados por cultura e inovação — e reafirmando Tiradentes como um dos principais polos criativos do Brasil.
A 9ª Semana Criativa de Tiradentes será realizada com verbas de incentivo federal e estadual
Tinta oficial:
Coral ( tintascoral )
Patrocínio máster:
Decortiles ( decortiles )
Electrolux ( electroluxbr )
Stella Artois ( stellaartoisbrasil )
Copatrocínio:
Lider ( lider.design )
Apoio:
CAU BR ( oficialcaubr )
EcoSimple ( ecosimple.br )
Projeto Mosaico ( somosmosai.co )
Parceria cultural: Fecomércio PB
Sebrae PB, Programa do Artesanato Paraibano, Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Governo da Paraíba
Parceria institucional: Centro Cultural Yves Alves, Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, Instituto Rouanet, Iphan, Museu Casa Padre Toledo, Museu de Sant’Ana, Prefeitura de Tiradentes e UFMG
Parceria: ABD ( abd_oficial) e Archa Pro ( archa.pro )
Parceiro de mídia: IT Home ( ithome ) e Projeto ( revistaprojeto )
Correalização: Instituto Bem da Terra
Realização: Semana Criativa de Tiradentes Bureau, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal
Contato para a Imprensa - Marqueterie Comunicação
Juliana de Almeida - juliana@marqueterie.com.br / 11 96017.9193 / 98506.7970
Bia Azevedo - bia@marqueterie.com.br / 11 98122.4303 / 11 95387.1300






 
 
 

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page