top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Senar e Prefeitura promovem capacitação para condutores de turismo em Varginha

  • há 6 horas
  • 2 min de leitura

Senar e Prefeitura promovem capacitação para condutores de turismo em Varginha
Divulgação/Curso de turismo forma profissionais e fortalece atrativos de Varginha
Varginha realizou entre os dias 1º e 4 de julho o Curso de Condutor de Turismo, com carga horária de 32 horas, voltado à qualificação de profissionais para atuação na recepção e condução de visitantes. A iniciativa busca fortalecer o turismo local, valorizar o patrimônio histórico, cultural e natural do município e impulsionar a economia.

A capacitação foi promovida por meio de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG) e a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio. As aulas ocorreram no Museu Municipal.

Durante o curso, os participantes realizaram visitas técnicas a diversos atrativos turísticos da cidade, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos. O roteiro incluiu o Memorial do ET, o Museu Municipal, o Theatro Capitólio, a Estação Ferroviária, o Parque Zoobotânico, além do alambique da Cachaça Soberana e fazendas centenárias, promovendo uma imersão na história e nas tradições locais.
O prefeito Leonardo Ciacci destacou a importância da qualificação profissional como ferramenta de desenvolvimento econômico e turístico do município.

“Investir na capacitação das pessoas é investir no futuro de Varginha. Nosso município possui um enorme potencial turístico, que precisa ser cada vez mais valorizado”, afirmou.

O secretário municipal de Turismo e Comércio, Marcus Madeira, ressaltou que a formação integrou teoria e prática, com foco na melhoria da experiência dos visitantes e no fortalecimento da economia local.

O turismólogo Gustavo Toledo, responsável pela capacitação, destacou o envolvimento dos participantes e o potencial turístico de Varginha, afirmando que os novos condutores poderão atuar como “embaixadores do turismo local”.

Já o diretor do SENAR, Diego Cauvilla, reforçou que a qualificação profissional é essencial para gerar novas oportunidades de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

Nova turma em estudo
A procura pelo curso superou as expectativas, com 30 inscritos para apenas 12 vagas. Diante disso, a Secretaria Municipal de Turismo e Comércio já negocia com o SENAR a realização de uma nova turma.
Fonte: PMV

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page