top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Superbactéria resistente a antibióticos é detectada no Nordeste, representando risco à saúde global

  • gazetadevarginhasi
  • 4 de out. de 2024
  • 1 min de leitura
Superbactéria
Foto: Reprodução
Uma superbactéria da espécie Klebsiella pneumoniae, resistente a todos os antibióticos disponíveis, foi detectada no Nordeste brasileiro. A cepa foi isolada em 2022, após infectar uma mulher de 86 anos, que faleceu 24 horas após ser admitida no hospital. O microrganismo, que já havia sido registrado nos Estados Unidos, pode causar infecções graves, especialmente em pessoas com baixa imunidade, e não responde a nenhum tratamento existente.
Estudos genômicos, apoiados pela FAPESP, mostraram que essa cepa tem potencial para se tornar endêmica em hospitais ao redor do mundo, colocando em risco a saúde pública global. O alerta foi feito por pesquisadores da USP e publicado na revista The Lancet Microbe. A bactéria, que se adapta rapidamente aos tratamentos, pode causar infecções como pneumonia, meningite e infecções da corrente sanguínea, especialmente em pacientes hospitalizados.
Os pesquisadores destacam a importância de medidas de contenção para evitar a disseminação e reforçam a necessidade de prescrição racional de antibióticos para reduzir o surgimento de cepas resistentes.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page