TCU classifica Crea-MG como instituição de alta transparência
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) foi classificado com alta transparência pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em auditoria que avaliou os Conselhos de Fiscalização Profissional (CFP) em todo o país. O levantamento, divulgado em agosto de 2024, analisou os dados do ano passado após ciclo iniciado em 2022. O Crea-MG foi o único dos Regionais do Sistema Confea/Crea a atingir esse patamar. Isso significa que publica mais de 75% das informações solicitadas pelo TCU em formato de dados abertos, demonstrando um compromisso significativo com a transparência e a acessibilidade das informações.
A auditoria, realizada em 29 sistemas profissionais e seus 554 CFP de todo o Brasil, avaliou a conformidade às normas de transparência das informações exigidas pela Lei de Acesso à Informação (LAI) e às determinações e recomendações constantes no acórdão 395/2023 do Plenário do TCU, classificando os Conselhos com baixa, média e alta transparência. Dentre os tópicos analisados estavam transparência ativa e passiva, aspectos orçamentários, financeiros e operacionais, além de denúncias recebidas pela unidade técnica acerca dos CFPs.
Dados abertos
O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, destaca que os resultados positivos demonstram investimento para obtenção e publicação de informações com o intuito de aumentar a transparência, cumprir a legislação e as determinações do TCU. “A divulgação de dados abertos é fundamental tanto para a sociedade quanto para a credibilidade do nosso Conselho. Isso fortalece o controle social, possibilitando uma participação mais ativa e informada na gestão pública”, pontua Gervásio.
Transparência
A controladora do Crea-MG, Mariana Costa, avalia esse tipo de ação como essencial para garantir a transparência e a prestação de contas da instituição. “A auditoria promove um ambiente de maior confiança entre o Crea-MG e a sociedade, ao mesmo tempo que fortalece nossos processos internos de governança e gestão da informação. Essa evolução contínua não só cumpre com as exigências legais, como também reforça nosso compromisso com a transparência e com a prestação de contas à população”, ressalta Mariana.
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