Toyota retoma produção no Brasil após 40 dias de paralisação causada por tempestade em SP
gazetadevarginhasi
há 2 horas
1 min de leitura
Divulgação
Toyota retoma produção no Brasil após 40 dias de paralisação causada por tempestade em São Paulo.
A Toyota do Brasil retomou nesta segunda-feira (3) a produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, ambas no interior de São Paulo, após 40 dias de paralisação. As atividades estavam suspensas desde 22 de setembro, quando uma forte tempestade atingiu a unidade de Porto Feliz (SP), responsável pela fabricação dos motores da montadora.
Para antecipar a retomada, a empresa decidiu importar motores e peças de unidades do exterior, permitindo a produção gradual de modelos híbridos do Corolla e Corolla Cross nesta primeira fase.
Produção total só em 2026
De acordo com a Toyota, a produção dos veículos com motores convencionais deve ser retomada apenas em janeiro de 2026, tanto para o mercado interno quanto para exportação. As linhas de montagem seguem sendo as mesmas das unidades de Indaiatuba e Sorocaba, responsáveis pela produção dos modelos Corolla e Corolla Cross.
Impactos da tempestade
A paralisação foi causada por chuvas e ventos intensos que provocaram danos significativos à fábrica de Porto Feliz. O vendaval destelhou parte das instalações, deixando dez pessoas feridas e oito desabrigadas.Segundo a Defesa Civil de São Paulo, o temporal de 22 de setembro provocou 33 ocorrências em diferentes regiões do estado, incluindo alagamentos, quedas de árvores e desabamentos.
Municípios como Rancharia, Ourinhos, Santa Fé do Sul, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Dracena e Osasco também registraram prejuízos. Em Dracena, uma árvore caiu sobre um veículo, deixando duas vítimas, e em Osasco, o desabamento de telhados desalojou três famílias.