top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

UNIFAL-MG inaugura laboratório de criação Nidus Lab Maker no campus de Varginha





Foi inaugurado no campus Varginha da UNIFAL-MG o laboratório de criação Nidus Lab Maker, no último dia 20/12, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/Unifal-MG) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec). O laboratório, conhecido também como Espaço Maker, é um ambiente de trabalho compartilhado que promove a criatividade e a cooperação entre os seus usuários.

Criado para difundir uma cultura maker e a criatividade dentro da Universidade, segundo a diretora da I9, Profa. Izabella Bastos, o laboratório também fomenta a criação e a sustentabilidade, tendo como público-alvo toda a comunidade acadêmica e externa à Universidade Federal de Alfenas.

“Espera-se que o espaço seja reduto de ideias, de inovação e, consequentemente, de empreendedorismo. Além disso, a abertura do espaço pode auxiliar significativamente a produção e o desenvolvimento de novos estudos, materiais e pesquisas dentro da Universidade”, explicou.

De acordo com o coordenador do Nidus Lab Maker Varginha, Prof. Pedro José Papandrea, a construção de um espaço como este permite o acesso, tanto dos alunos como da comunidade acadêmica, ao que há de mais moderno no empreendedorismo e inovação, transformando ideias em materiais físicos.
“A inovação é a fronteira que divide a ideia da realidade, vamos transformar as ideias dos alunos e da comunidade em realidades, atraindo cada vez mais e novos docentes através da inovação e da curiosidade. Computadores de última geração, máquinas modernas, processos automatizados, são apenas instrumentos da transformação intelectual e profissional que almejamos para nossos docentes”, afirmou. O espaço, segundo ele, conta com projetos de Business Intelligence, Power BI, entre outros.

Para a diretora Izabella Bastos, a inauguração do Nidus Lab Maker em Varginha é mais uma das conquistas para a inovação e o empreendedorismo na Instituição e na região. “Com a inauguração do espaço nos campus de Alfenas e Poços de Caldas, viemos recebendo resultados positivos envolvendo criatividade, desenvolvimento de ideias e cooperação entre os usuários. Agora, graças aos nossos esforços, poderemos ver, também, essas tendências despontando em Varginha e região. Esperamos que, tanto o público interno quanto externo à Universidade Federal de Alfenas, possa se tornar cada vez mais autônomo, proativo, capaz de solucionar problemas e de desenvolver ideias e soluções”, afirmou.

O diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto de Souza, salientou a importância do laboratório para a execução de projetos da Universidade e para a comunidade. “A inauguração do laboratório em si é só um mapa, a consequência em termos de pesquisa, de produção de conhecimento e de ciência transcende muito mais do que aquela sala [laboratório]”, frisou.

Na oportunidade, o delegado da Receita Federal, Eduardo Costa, destacou a relevância da parceria com o órgão para o desenvolvimento das ações na Universidade. “À medida que a Receita pode contribuir com vocês com aquelas mercadorias que são importadas irregularmente, podemos destiná-las a vocês” salientou o delegado. “Se vocês tiverem algum projeto em desenvolvimento, a gente vai ajudar”, afirmou.

Para o vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Pereira, a busca por recursos para ações desenvolvidas no laboratório é de grande importância para uma produção autossustentável. “Nós vamos usar bastante o laboratório, vamos ter projetos e esses projetos poderão trazer recursos para a Universidade e resultar em aumento de espaços e de equipamentos e outras demandas”, pontuou o vice-reitor.

Também participaram da cerimônia o delegado da Receita Federal do Brasil em Varginha, Eduardo Costa; representantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), da Universidade Federal de Itajubá, do CEFET-MG Varginha; bem como membros da comunidade acadêmica e de diversos de segmentos ligados ao empreendedorismo e inovação de Poços de Caldas e de Varginha.

Comments


bottom of page