UPA registra aumento de 60% nos atendimentos para tratar infecções virais em Varginha
Elisa Ribeiro
2 de mar. de 2023
1 min de leitura
Foto: Divulgação/Prefeitura de Varginha
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Varginha (MG) registrou aumento de pelo menos 60% nos atendimentos para tratar infecções virais. Atualmente, a cada 10 pacientes atendidos, seis buscam a unidade para tratar casos de amigdalite e faringite.
Conforme a UPA, são 300 atendimentos por dia, sendo que nos últimos dias o aumento significativo ocorreu para tratamento das infecções.“Nessa época do ano é muito comum ocorrerem infecções das vias aéreas superiores, que são as infecções de amigdalite e faringite. Por conta do excesso de calor e a ingestão de líquidos gelados, a pessoa fica mais susceptível a esse tipo de infecção. É importante que tenha um atendimento médico, seja orientado e medicado”, falou o Secretário de Saúde de Varginha, Adrian Nogueira Bueno.
A Amigdalite é uma infecção nas amidalas e causa dor de garganta, dificuldade de engolir, febre, dores no corpo e mal-estar. Já a faringite é uma infecção de vias aéreas superiores que causa essa dificuldade de engolir, além de febre, mal-estar, dores no corpo, dentre outros sintomas.
Conforme o secretário, as pessoas devem buscar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas nos bairros da cidade. Em caso de casos de urgência, a busca pelo tratamento deve ser feita diretamente na UPA.
Comentários