top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Varginha monitora surto de sarna em escola e reforça orientações de prevenção

há 15 minutos
2 min de leitura
Varginha monitora surto de sarna em escola e reforça orientações de prevenção
FotoDivulgação/A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha atualizou as informações sobre o surto de escabiose (sarna humana) identificado em ambiente escolar. São cinco pessoas com sintomas ou diagnóstico confirmado. A Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Educação acompanham a situação e reforçam as orientações de prevenção e tratamento.
Saúde confirma surto de escabiose em ambiente escolar e mantém monitoramento em Varginha
A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha divulgou, nesta sexta-feira (6), uma atualização sobre a ocorrência de escabiose, popularmente conhecida como sarna humana, no município. De acordo com o comunicado, um surto da doença foi identificado e notificado em ambiente escolar no dia 5 de novembro, com cinco pessoas apresentando sintomas ou diagnóstico confirmado.

A pasta esclareceu que a classificação de surto ocorre quando dois ou mais casos de uma mesma doença apresentam vínculo epidemiológico, ou seja, possuem relação entre si em determinado local e período. Dessa forma, a definição não considera apenas o número total de casos registrados no município, mas principalmente a existência dessa ligação entre as ocorrências.

Diante da identificação dos casos, a Vigilância Epidemiológica, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e as equipes escolares, está acompanhando a situação e orientando sobre as medidas necessárias de prevenção e controle da doença.

Entre as recomendações estão evitar contato direto e prolongado com pessoas infectadas, não compartilhar roupas, toalhas e roupas de cama, além de lavar e secar completamente as peças utilizadas pela pessoa acometida. A Secretaria também orienta que moradores procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em caso de coceira intensa ou lesões na pele e sigam corretamente o tratamento e as recomendações dos profissionais de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a escabiose tem tratamento e que o acompanhamento dos casos continuará sendo realizado em parceria com a Educação. A administração municipal informou ainda que novas informações serão divulgadas à medida que houver atualizações, em conjunto com a imprensa, com o compromisso de manter a população informada e orientada.
Fonte: PMV

Comentários


bottom of page