top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Varginhense Tadeu Salgado participa de workshop na China sobre desenvolvimento, políticas públicas, inovação e modernização

há 14 horas
2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
O varginhense Tadeu Salgado está na China participando do workshop intitulado “Decoding China: Paths Toward Shared Prosperity”, promovido pela Universidade de Comunicação da China (CUC). O programa reúne atividades acadêmicas e visitas a instituições, abordando desenvolvimento, políticas públicas, inovação, governança e cultura.

Do Brasil, viajaram seis participantes vinculados a diferentes instituições: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), New Development Bank (NDB), Universidade de Brasília (UNB), ESPM e Faculdade Cícero Alves de Menezes. O grupo também vai acompanhar as atividades em Pequim, Wenzhou e Quzhou.

Segundo a professora Yan Qiaorong, uma das organizadoras do evento, a presença de brasileiros propicia ampliar a interação e a troca de experiências entre os dois países.

“A realização deste workshop é uma modesta iniciativa chinesa a buscar aprofundar a compreensão internacional sobre o modelo de desenvolvimento e a modernização com características próprias da China. A participação de especialistas brasileiros contribui para o aprendizado mútuo entre os países e o conhecimento de processos de desenvolvimento, inovação e modernização rural e preservação cultural”, afirmou Tadeu.

“É uma oportunidade de conhecer de perto o desenvolvimento político, econômico e cultural, trocar experiências com pesquisadores e profissionais dos dois países. Também é muito especial estar aqui como convidado, vindo de um povo que pouco se conhece e agora pode interagir”, afirmou Tadeu.

A ligação com Varginha também ganhou uma forma simbólica. Antes da viagem, Tadeu levou na bagagem unidades da tradicional Manteiga Real, produzida em Varginha há mais de 100 anos, para presentear os organizadores do workshop na China.

“Queria levar algo que realmente representasse minha cidade. Escolhi a Manteiga Real porque é um produto tradicional, com mais de um século de história em Varginha. Foi uma forma de levar um pouquinho da minha terra e apresentar à China”, conta.

Além da atuação acadêmica e profissional, Tadeu é reconhecido no município como um dos organizadores do Concurso-Geral da Canção Popular de Varginha e agradece a oportunidade.

“Visto no mundo inteiro @mundovistodoalto”, concluiu.
Fonte: UFFS

Comentários


bottom of page