top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Abrasel: 57% dos bares e restaurantes esperam aumento de 20% no faturamento no Dia dos Pais




Com a chegada do Dia dos Pais, bares e restaurantes de todo o país projetam aumento nas vendas. Segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 78% dos estabelecimentos planejam abrir suas portas no próximo e mais da metade (65%) espera faturar até 20% a mais em comparação com o ano passado. Em relação a um domingo comum, 57% dos empresários preveem um aumento de até 20% nas vendas.

Para o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o Dia dos Pais não é uma data tão potente quanto o Dia dos Namorados e o Dia das Mães, mas ainda assim traz uma contribuição importante para o faturamento. “No ano passado tivemos um bom segundo semestre, espero que o setor possa retomar esse bom momento, pois estamos precisando", afirmou.

Apesar da expectativa de aumento nas vendas, a pesquisa da Abrasel revela que 60% das empresas operaram sem fazer lucro em junho. Desse total, 36% estão operando em equilíbrio, enquanto 24% registraram prejuízo. Além disso, 40% das empresas possuem dívidas em atraso, refletindo os desafios enfrentados pelo setor. Entre as empresas endividadas, 73% devem impostos federais, 47% devem impostos estaduais, 36% têm empréstimos bancários em atraso, 29% têm débitos com serviços públicos como água, luz, gás e telefone. Além disso, 29% devem encargos trabalhistas e previdenciários, 27% estão em atraso com taxas municipais, 22% devem a fornecedores de insumos como alimentos e bebidas, 20% têm débitos de aluguel, 11% devem a fornecedores de equipamentos e serviços, e 6% estão em atraso com pagamentos a empregados.

Prejuízo e endividamento
Apesar da expectativa de melhora, 55% das empresas operaram sem fazer lucro em junho. Destas, 21% tiveram prejuízo e 24% operaram e equilíbrio, sendo que 45% dos negócios fizeram lucro. “Isso representa o desafio enfrentado pelo setor, que tem se equilibrado entre pagamento das contas e a alta do preço dos insumos”, concluiu Karla Rocha.

Em relação ao endividamento, 41% das empresas têm dívidas em atraso.
Destas, 67% devem impostos federais, 45% devem impostos estaduais, 32% têm débitos com serviços públicos como água, luz, gás e telefone, 29% estão em atraso com taxas municipais, 29% devem encargos trabalhistas e previdenciários, 28% têm empréstimos bancários em atraso, 18% devem a fornecedores de insumos como alimentos e bebidas, 13% têm débitos de aluguel, 7% estão em atraso com pagamentos de empregados, 6% devem a fornecedores de equipamentos e serviços.

Minas Gerais
No estado, 71% esperam faturar mais com o Dia dos Pais, em relação ao não passado. Para 60%, o aumento deverá ser de até 20% nas vendas. A presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, explica que a maioria dos empresários estão otimistas quanto ao desempenho de vendas. “Estamos confiantes de que com as estratégias certas, conseguiremos alcançar nossos objetivos e proporcionar um Dia dos Pais de sucesso para nossos empreendedores e consumidores”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Abrasel no Sul de Minas, ACIV e SEHAV, André Yuki, os bares e restaurantes estão otimistas. “A data especial pode ser um alívio para o setor, que vem enfrentando dificuldades desde a pandemia. A expectativa é que o faturamento cresça, trazendo um respiro financeiro aos restaurantes que ainda têm dívidas em atraso. Então, que tal aproveitar esse clima positivo e celebrar o Dia dos Pais com um delicioso almoço ou jantar? Procure os restaurantes associados a Abrasel”, reforçou.

Em Varginha, o restaurante Água Doce Cachaçaria irá abrir exclusivamente para o almoço no Dia dos Pais, presenteando os pais com um kit churrasco. Reservas pelo telefone: (35) 3214-7549. Em Poços de Caldas, o Pizza na Roça irá preparar um menu especial para o domingo, com brinde aos pais presentes. Em Pouso Alegre, no Restorante O Caipira, haverá música ao vivo com o "Trio Vozes do Interior"; a associada aumentará a equipe e a quantidade de mesas para atender a demanda do domingo.

Fonte: Ana Luísa Alves / Assessora de Imprensa da Abrasel no Sul de Minas.

Foto: Freepik.

Comments


bottom of page