top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Abstenção no Enem 2025 é de 27%; MEC divulga gabarito na quinta-feira

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura
Abstenção no Enem 2025 é de 27%; MEC divulga gabarito na quinta-feira
Divulgação
Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chega a 27%; gabarito será divulgado na quinta-feira.

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, percentual semelhante ao do ano passado (26,6%) e inferior aos índices de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o número total de participantes habilitados foi de 4,8 milhões. Em coletiva realizada na noite deste domingo (9), o ministro destacou que o exame ocorreu de forma tranquila, embora 3.240 candidatos tenham sido eliminados por diferentes irregularidades, como uso de materiais impressos, saída antecipada da sala, porte de equipamentos eletrônicos ou desrespeito às orientações dos fiscais.

“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes. Foi tudo tranquilo”, afirmou Camilo Santana.

O gabarito oficial do primeiro dia de provas será divulgado na quinta-feira (13). Segundo o ministro, o exame foi aplicado em 1.805 municípios e contou com a atuação de mais de 300 mil pessoas de apoio.

Estrutura da prova e tema da redação
Neste domingo, os estudantes responderam 90 questões de múltipla escolha, abrangendo as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e TICs) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

O tema da redação abordou as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. O ministro Camilo Santana considerou a escolha “muito atual”, ressaltando a importância de discutir o aumento da população idosa no país:

“É um tema que exige de todos nós um olhar cuidadoso, porque o Brasil começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”, destacou.

Professores ouvidos pela Agência Brasil elogiaram o tema, apontando que ele favorece reflexões sobre direitos da população idosa e o enfrentamento do etarismo — o preconceito com base na idade.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, também elogiou o exame:

“A prova estava linda, trabalhando com as habilidades e conhecimentos previstos nas referências curriculares. É um grande tema para a gente discutir nos próximos dias.”

Segundo dia e reaplicação
O segundo dia de aplicação do Enem será no próximo domingo (16), com questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Casos de reaplicação estão previstos para os dias 16 e 17 de dezembro, incluindo estudantes de municípios do Paraná afetados por tornados.

O Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no país, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies.
Fonte: AgBrasil

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page