Advogados do presidente da Coreia do Sul comparecerão ao julgamento de impeachment
gazetadevarginhasi
28 de dez. de 2024
1 min de leitura
Reprodução
Os advogados do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, participarão da primeira audiência no Tribunal Constitucional nesta sexta-feira (27), no horário local, em um julgamento sobre seu impeachment pelo parlamento, em razão da imposição temporária de lei marcial. A informação foi confirmada por um assessor de Yoon.
Até quinta-feira (26), Yoon desafiava os pedidos do tribunal para enviar documentos relacionados ao caso, além de ter ignorado convites de investigadores em outro processo criminal sobre a declaração de Lei Marcial em 3 de dezembro. Esse comportamento gerou críticas, inclusive de membros de seu próprio partido.
Dois advogados da defesa de Yoon, um ex-promotor e um ex-porta-voz do Tribunal Constitucional, estarão presentes na audiência, conforme informou Seok Dong-hyeon, advogado de Yoon. Os advogados não puderam ser contatados imediatamente para comentários.
A imposição inesperada da Lei Marcial e suas rápidas repercussões políticas chocaram o país e os mercados financeiros, afetando até mesmo aliados importantes, como os Estados Unidos e a Europa, que viam Yoon como um parceiro firme nos esforços globais contra China, Rússia e Coreia do Norte.
Comentários