Agritech abre inscrições para eventos de inovação tecnológica no agro em Minas
7 de jan.
2 min de leitura
Divulgação
Agritech abre inscrições gratuitas para Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica e Hub MG Agro em 2026.
Produtores rurais que buscam inovação tecnológica no campo e empresas que oferecem soluções para o agronegócio já podem se inscrever gratuitamente para participar do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro e do Hub MG Agro – Ciclo de Inovação Aberta. As iniciativas integram a Agritech, ação executada desde 2019 pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), com foco no estímulo à inovação, adoção de tecnologias avançadas e fortalecimento da competitividade do setor agropecuário mineiro.
Segundo a assistente técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Rebeca Souza, a proposta é aproximar quem demanda inovação de quem desenvolve soluções tecnológicas. “De um lado estão produtores rurais, cooperativas, associações e empresas do agro em busca de inovação; do outro, startups, empresas, pesquisadores e a academia, responsáveis por desenvolver tecnologias, pesquisas e soluções que nem sempre chegam ao produtor rural. O papel do governo é aproximar esses dois atores”, destaca.
O Hub MG Agro – Ciclo de Inovação Aberta tem como objetivo fortalecer a cultura da inovação no agronegócio mineiro, promovendo a conexão entre produtores, pesquisadores, empresas e demais integrantes do ecossistema de inovação. A iniciativa estimula a cocriação de soluções tecnológicas, a partir da identificação de desafios e demandas reais do setor. “Os ciclos são estruturados com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas acessíveis ao agronegócio”, explica Rebeca.
Empresas, cooperativas, associações de produtores, empreendedores e outros stakeholders podem inscrever desafios e demandas por inovação que serão trabalhados no Ciclo de Inovação Aberta de 2026.
Já o Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro será realizado em diferentes regiões do estado e contará com palestras de representantes do setor, pesquisadores, empresas, startups e universidades. Durante os eventos, produtores rurais terão acesso a novidades, soluções tecnológicas e exposições de tecnologias avançadas. “O Circuito cria um ambiente propício ao networking e à geração de novos negócios”, afirma Rebeca Souza.
Os temas dos encontros são definidos a partir das demandas apresentadas por produtores rurais, Emater-MG, prefeituras, instituições e demais atores do ecossistema de inovação, incluindo a academia. Interessados em sediar o Circuito em seus municípios podem manifestar interesse por meio de formulário disponibilizado pela organização.
Circuitos previstos para 2026
Dois Circuitos Mineiros de Inovação Tecnológica já estão confirmados para 2026. Startups e empresas de base tecnológica interessadas podem se inscrever para participar dos eventos.
Cafeicultura SustentávelData: 25 de março de 2026 (quinta-feira)Horário: das 8h às 14hLocal: Unifal – Unidade Santa Clara, em Alfenas (MG)
Soluções Tecnológicas para a AgroindústriaData: 15 de abril de 2026 (quarta-feira)Horário: das 12h às 18hLocal: IFMG – Campus Bambuí (MG)
Comentários