top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Alerta em Minas: planta parecida com couve causa intoxicação em sete pessoas

  • gazetadevarginhasi
  • 17 de out.
  • 1 min de leitura

Reprodução
Reprodução
Mais sete casos de intoxicação por consumo da chamada “falsa couve” foram registrados em Santa Vitória, no Triângulo Mineiro, a cerca de 745 quilômetros de Belo Horizonte. Os episódios ocorreram há duas semanas e acenderam o alerta das autoridades locais sobre os riscos oferecidos pela planta.
O prefeito do município, Sérgio Moreira (Solidariedade), usou as redes sociais para alertar a população. Segundo ele, a planta em questão é a Nicotiana glauca, espécie altamente tóxica que pode ser confundida com a couve tradicional.
De acordo com o médico do município, a ingestão da planta pode provocar náuseas, vômitos, confusão mental e até sintomas cardiovasculares graves, como parada respiratória.
Entre as vítimas estão dois servidores públicos, que receberam atendimento no Pronto Atendimento Municipal e se recuperam bem.
O prefeito reforçou o pedido para que a população evite o consumo da planta em qualquer forma — seja como alimento ou chá —, devido ao alto risco de intoxicação e possíveis consequências fatais.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page