Anistia para condenados do 8 de janeiro pode ser votada na Câmara já na próxima semana
gazetadevarginhasi
3 de set.
1 min de leitura
A movimentação política do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em conjunto com os partidos União Brasil e PP (Progressistas), deve acelerar o andamento do projeto de anistia no Congresso Nacional.
Cumprindo agenda em Brasília nesta terça-feira (2), Tarcísio intensificou articulações para o avanço da proposta que concede perdão a condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e a envolvidos na suposta tentativa de golpe de Estado.
O PP já confirmou apoio ao projeto. Nos bastidores, o União Brasil também sinaliza adesão, conforme lideranças do Congresso. Na mesma data, a federação União Progressista anunciou oficialmente o desembarque das duas siglas da base do governo Lula (PT).
Segundo o líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), há grandes chances de o projeto ser pautado na semana seguinte pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), declarou que o partido calcula já contar com pelo menos 290 votos favoráveis, bem acima dos 257 necessários para aprovação.
No último sábado (30), aliados de Tarcísio afirmaram que o governador iria usar seu “capital político” para tratar diretamente da pauta com Motta. Em declaração recente, o governador disse que existe um “ambiente favorável” ao avanço da proposta.
A articulação fortalece o protagonismo político de Tarcísio, que amplia sua influência em Brasília e reforça a estratégia da oposição de transformar a anistia em uma de suas principais bandeiras.
Comentários