Anvisa proíbe pó de café com ingrediente não autorizado e alegações falsas sobre saúde
gazetadevarginhasi
29 de out.
1 min de leitura
fonte: itatiaia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento imediato de todos os lotes do Pó para Preparo de Café “Fellow Criativo”, da marca Cafellow, fabricado pela empresa TMP Comércio de Bebidas Ltda. A decisão, publicada nesta terça-feira (28), também proíbe a comercialização, fabricação, distribuição, divulgação e consumo do produto em todo o território nacional.
De acordo com a Anvisa, a medida foi motivada pela presença do extrato do cogumelo Agaricus bisporus na composição, ingrediente que não possui avaliação de segurança para uso em alimentos no Brasil, representando risco potencial à saúde dos consumidores.
Além disso, o produto foi alvo de fiscalização por divulgação irregular, com alegações consideradas enganosas e sem comprovação científica, como a de que o café seria capaz de “controlar a insulina e diminuir o colesterol”. A agência reforçou que a legislação proíbe o uso de propriedades terapêuticas ou de saúde em alimentos sem validação científica.
A Anvisa orienta os consumidores a interromperem o uso do produto e a notificarem os órgãos de vigilância sanitária locais caso identifiquem sua venda.
Comentários