top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Após reforma e nova iluminação, Ponte Pênsil Afonso Pena volta a brilhar no Sul de Minas

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura
Após reforma e nova iluminação, Ponte Pênsil Afonso Pena volta a brilhar no Sul de Minas
Divulgação
Reinauguração da Ponte Pênsil Afonso Pena celebra união entre Turvolândia e São Gonçalo do Sapucaí.

A histórica Ponte Pênsil Afonso Pena, que liga os municípios de Turvolândia e São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, foi reinaugurada no último sábado (1º/11), após passar por um processo completo de revitalização e receber um moderno sistema de iluminação. A cerimônia reuniu autoridades políticas, lideranças regionais e moradores das duas cidades em um clima de celebração e integração.

Os prefeitos de São Gonçalo do Sapucaí, e de Turvolândia, destacaram a parceria entre os municípios que tornou possível a execução da obra. Deputados, prefeitos e vereadores da região também participaram do evento.

De acordo com as administrações municipais, a ponte recebeu reforços estruturais para garantir maior segurança e durabilidade, além de nova iluminação, valorizando ainda mais o patrimônio histórico. A estrutura é a única ponte pênsil de Minas Gerais e uma das quatro existentes no Brasil — as demais estão localizadas em Florianópolis (SC), São Vicente (SP) e Itumbiara (GO). As pontes mineira e goiana compartilham, inclusive, o mesmo nome em homenagem ao ex-presidente Afonso Pena.

Durante a comemoração, a Polícia Militar informou que realizou uma operação de segurança no local. Uma confusão isolada teria ocorrido apenas após o encerramento da presença policial, sem registros de feridos graves. Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo do Sapucaí repudiou o episódio, reforçando que “o incidente não comprometeu o êxito do evento, tampouco ofuscou a importância e o brilhantismo da entrega desta significativa melhoria à população”.

A nota acrescenta que servidores municipais agiram rapidamente para conter a situação e que toda a estrutura necessária estava disponível, com ambulância e equipe de apoio, garantindo a segurança dos participantes.

Patrimônio histórico e marco da engenharia
Inaugurada em 8 de outubro de 1915, a Ponte Pênsil Afonso Pena foi construída com estrutura metálica trazida da Alemanha, no início do século XX. Segundo registros históricos, parte do material chegou ao Rio de Janeiro e foi transportada até o local por barco a vapor e jangadas pelo Rio Sapucaí.

O nome da ponte homenageia o ex-presidente Afonso Pena (falecido em 1909), e sua construção contou com a presença de técnicos alemães — o que desmente a lenda de que a ponte teria sido “trazida por engano” devido à sua grandiosidade.

A ponte é reconhecida por sua engenharia pioneira, com bases em granito trabalhado à mão e cabos de aço ancorados em grutas escavadas na rocha. Tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Artístico Municipal de São Gonçalo do Sapucaí, a estrutura é um marco da história e da identidade regional.

A revitalização devolve à população não apenas um importante elo de ligação entre as cidades, mas também um símbolo do desenvolvimento e da cooperação regional.
Fonte: ODouradense

Gazeta de Varginha

bottom of page