top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Atraso na entrega de certificado gera indenização para aluna de MBA em Minas Gerais

  • gazetadevarginhasi
  • 10 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura
Atraso na entrega de certificado gera indenização para aluna de MBA em Minas Gerais
Divulgação
TJMG mantém condenação de instituição de ensino por atraso na entrega de certificado.

A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou a decisão da 21ª Vara Cível de Belo Horizonte que condenou a instituição Pitágoras Sistema de Educação Superior Ltda. a pagar R$ 6 mil em indenização por danos morais a uma estudante devido ao atraso na entrega do certificado de conclusão do curso de pós-graduação.

A aluna concluiu o MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria em 2018 e solicitou o certificado em julho de 2019, mas o documento só foi entregue em outubro de 2022. Durante esse período, ela enfrentou dificuldades, incluindo informações desencontradas da instituição em contatos por e-mail e cobranças presenciais. Segundo ela, o atraso causou prejuízos à sua carreira profissional.

A instituição de ensino defendeu-se alegando que o certificado foi emitido assim que solicitado e que não houve dano moral, argumento que não foi aceito pelo juízo de primeiro grau.

No recurso, a desembargadora Eveline Felix, relatora do processo, manteve a condenação, afirmando que houve falha na demora da emissão, o que impediu a estudante de usufruir do diploma. O longo período de espera e o desgaste causado configuraram danos passíveis de indenização.

Os desembargadores Luís Eduardo Alves Pifano e Sérgio André da Fonseca Xavier acompanharam o voto da relatora.
Fonte: TJMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page