top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Avião com 55 pessoas faz pouso de emergência no mar após falha técnica na Somália

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução

Um avião de passageiros com 55 pessoas a bordo foi forçado a fazer um pouso de emergência no mar próximo ao Aeroporto Internacional Aden Abdulle, em Mogadíscio, capital da Somália, na terça-feira (10), após apresentar um problema técnico logo após a decolagem, e um vídeo divulgado nas redes sociais mostra passageiros saindo da aeronave e caminhando na água rasa após a aterrissagem, conforme relata a agência Reuters.

A aeronave em questão era um Fokker 50 operado pela Starsky Aviation, com 50 passageiros e cinco tripulantes a bordo, que havia decolado com destino à cidade de Gaalkacyo quando, aproximadamente 15 minutos depois da partida, a tripulação identificou a falha técnica e solicitou retornarem para o aeroporto.

Ao tentar realizar o pouso de emergência no Aden Abdulle International Airport, o avião não conseguiu parar dentro dos limites da pista, ultrapassou o asfalto, rompeu as barreiras de proteção e acabou parando nas águas rasas do Oceano Índico, próximo ao terminal, disseram as autoridades de aviação civil da Somália.

Imagens publicadas nas redes sociais e em veículos de imprensa mostraram passageiros saindo do avião e caminhando na água após a aterrissagem, enquanto equipes de resgate, incluindo forças locais e tropas da Missão da União Africana na Somália (AUSSOM) e das Nações Unidas, foram rapidamente deslocadas ao local para auxiliar no atendimento das pessoas que estavam a bordo.

Autoridades aeronáuticas somalis informaram que não houve mortes nem feridos graves no incidente e que todos os ocupantes foram retirados da aeronave em segurança e levados a hospitais próximos para avaliação médica, apesar do susto vivido por passageiros e tripulantes.

Um passageiro de 70 anos relatou que, após a falha técnica, houve momentos de pânico a bordo, com alguns viajantes começando a ler o Alcorão enquanto a tripulação tentava manter todos calmos e seguros. Ele descreveu que o avião “aterrissou, atingiu a pista, mas acelerou descontroladamente e parecia não haver controle de freios”, antes de parar na água com a altura chegando ao nível dos joelhos.

O diretor-geral da Autoridade de Aviação Civil da Somália, Ahmed Moalim Hassan, afirmou que uma investigação oficial foi iniciada para determinar as causas exatas da falha técnica que levou ao pouso de emergência e à saída de pista, e que equipes trabalham para reunir informações e analisar todos os aspectos do incidente.

Gazeta de Varginha

bottom of page