Ação integrada frustra assalto e apreende armamento, veículos e fios de cobre
gazetadevarginhasi
8 de jul. de 2025
2 min de leitura
Divulgação
Ação conjunta da PRF e PMMG frustra roubo a usina solar e prende três em Paracatu.
Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) resultou na frustração de um roubo em andamento a uma usina de energia solar localizada na BR-040, altura do km 76, zona rural de Paracatu, no Noroeste de Minas. Três homens foram presos e diversos materiais utilizados no crime foram apreendidos.
A ocorrência teve início por volta das 18h25, quando a PRF foi acionada por usuários da rodovia que denunciaram a presença de dois veículos em atitude suspeita – um Volkswagen Golf prata e uma Fiat Strada preta – parados nas proximidades do km 74.
Ao chegar ao local, os agentes localizaram o Golf acoplado a um reboque sem placa e com sinais de adulteração. Um indivíduo que estava nas proximidades foi abordado e demonstrou nervosismo excessivo, apresentando informações contraditórias sobre uma suposta pane mecânica. Na vistoria do veículo, foram encontrados três celulares, um rádio comunicador e ferramentas, como alicates, com indícios de uso em furtos.
Diante das inconsistências, o suspeito acabou confessando que estava dando apoio a um roubo em andamento em uma usina solar nas imediações. Ele revelou a localização da Fiat Strada, que estava escondida em uma estrada vicinal, e informou que ao menos seis comparsas participavam do crime, sendo que um deles estaria armado.
Com apoio da PMMG, as equipes se dirigiram à entrada da usina, onde perceberam movimentação suspeita. Um vigilante havia sido rendido e mantido sob ameaça por um homem armado com um revólver calibre .38, que foi preso em flagrante. Minutos depois, outros dois indivíduos se aproximaram do contêiner onde funciona a guarita e também foram detidos. Quatro criminosos conseguiram fugir por uma área de mata, e as buscas seguem em andamento.
Foram apreendidos: um revólver calibre .38 com seis munições, dois rádios comunicadores, quatro celulares, três alicates, 14 rolos de fio de cobre, um cartão bancário e os dois veículos utilizados no crime – ambos com indícios de adulteração.
Os três detidos foram encaminhados à Polícia Civil em Paracatu, junto ao material apreendido.
Comentários