Ações preventivas garantem baixo risco de infestação do mosquito da dengue em Varginha
gazetadevarginhasi
27 de ago. de 2024
1 min de leitura
O município de Varginha foi classificado como de baixo risco de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, segundo o 3º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido), realizado entre os dias 19 e 21 de agosto. Esse sistema do Ministério da Saúde monitora a presença do mosquito em diversas cidades do Brasil.
A Prefeitura de Varginha divulgou os resultados nesta sexta-feira, informando que a maior parte dos focos encontrados estava em vasos de plantas, mas sem detalhar a quantidade exata de criadouros.
Apesar da avaliação positiva, as ações preventivas contra o Aedes aegypti continuam em pleno vigor na cidade. Na última sexta-feira (23), será realizada a aplicação de inseticida com fumacê nos bairros Alto da Figueira, Cruzeiro do Sul, Sion e Santa Maria, como parte do combate ao mosquito, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Além disso, os mutirões de limpeza seguem acontecendo semanalmente, sempre às quartas-feiras, em diferentes bairros. A Prefeitura também está instalando tampas em caixas d’água de imóveis abandonados ou de famílias em situação de vulnerabilidade.
Comentários