Campanha usa IA para recriar retratos de pessoas desaparecidas no Brasil
12 de nov. de 2024
Reproduçâo
Em 2023, mais de 80 mil pessoas desapareceram no Brasil, deixando a sensação de que alguém deixou de estar presente, de uma hora para outra, sem saber qual foi o destino. Em outubro deste ano, uma ação bastante comum em outros países, passou a fazer parte da realidade dos produtos brasileiros. A divulgação de pessoas desaparecidas, em caixas de leite, passou a acontecer nas unidades do alimento da Piracanjuba. O projeto é uma parceria da marca com o Movimento Mães da Sé, e planeja auxiliar o fim na angústia de milhares de famílias. Através da tecnologia, o projeto Desaparecidos utiliza inteligência artificial para atualizar as imagens de pessoas desaparecidas. Mais do que o imediatismo dos resultados, a campanha que, no primeiro lote, divulgou 19 pessoas, trouxe mais uma razão para que famílias tenham esperança. A partir dos próximos lotes, novos rostos serão estampados nas embalagens, com foco em crianças desaparecidas há mais de cinco anos. É a expectativa de encontrar uma pessoa desaparecida que motiva Ivanise Espiridião, fundadora e presidente do Movimento Mães da Sé. Com outras mães, ela sabe como ninguém a sensação de ter um parente desaparecido. A dor, no entanto, se tornou combustível para ajudar outras pessoas. ação que reedita um movimento dos anos 80, estampando fotos de pessoas desaparecidas em caixas de leite nos Estados Unidos, agora, ganha uma releitura por meio da tecnologia. O uso de ferramentas de I.A. e a colaboração do perito Hidreley Diao, especialista na técnica de projeção de idade, recorre à tecnologia para transformar retratos antigos em cenas atuais, inserindo-as em situações do cotidiano.
“Esta é uma iniciativa que nos enche de esperança. Os produtos Piracanjuba estão presentes no dia a dia das famílias, acompanhando muitos momentos de união e alegria à mesa. É muito triste o desaparecimento de um membro da família; é algo que afeta a todos. Com essa ação, queremos gerar empatia e contribuir para a busca dessas pessoas”, reforça a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos. “Desaparecidos é uma ação perene. Estamos muito envolvidos com ela e já olhando para sua continuidade no próximo ano”, conclui. O Brasil tem uma lei específica para casos de desaparecimento de crianças e adolescentes. Sancionada em 2005, a lei n.º 11.259 prevê a investigação imediata, desmistificando a falsa informação de que é preciso esperar 24 horas para denunciar. Segundo a legislação, órgãos competentes devem enviar alerta para portos, aeroportos, Polícia Rodoviária e companhias de transporte nacionais e internacionais assim que forem notificados
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