top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Capacitação em Passos orienta gestores e conselheiros sobre planejamento no SUS

  • gazetadevarginhasi
  • 15 de ago.
  • 2 min de leitura
Capacitação em Passos orienta gestores e conselheiros sobre planejamento no SUS
Foto: Ascom SRS Passos/Enio Modesto – Gestores, profissionais de gestão e conselheiros municipais participaram da capacitação
Municípios da SRS Passos recebem capacitação para aprimorar gestão do SUS.

Gestores, técnicos e conselheiros municipais de saúde dos municípios atendidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram, em 12 de agosto, de uma capacitação voltada ao fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro, realizado no auditório da Faculdade Atenas – Campus Passos, foi promovido pela SRS em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) – Regional Passos.

O treinamento teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre os instrumentos de planejamento e gestão do SUS, visando garantir 100% de adesão à elaboração e acompanhamento dessas ferramentas, com integração ao controle social. A formação foi conduzida pela coordenadora de Regionalização da SRS Passos, Vanessa Aparecida de Assis, e pela apoiadora do Cosems – Regional, Camila Trevizan Carvalho Comparini.

A superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, ressaltou que tais instrumentos são fundamentais para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde nos municípios. “Esses instrumentos garantem a organização e a transparência da gestão do SUS, permitindo a efetiva implementação da política de saúde em nível local”, afirmou. Ela ainda destacou que o uso deve ser efetivo no planejamento e execução das ações, orientando a aplicação dos recursos e identificando fragilidades a serem corrigidas.

Entre os temas abordados estiveram a importância dos instrumentos de planejamento e gestão, as responsabilidades da gestão e do controle social, as normativas que orientam o ciclo de planejamento, além da elaboração e acompanhamento do Plano Municipal de Saúde, da Programação Anual de Saúde, do Relatório Anual de Gestão e do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA).

Segundo Vanessa Assis, a participação foi “expressiva e engajada”, com intensa troca de experiências. “Espera-se, como resultado, qualificar a gestão municipal, promover maior transparência e integração com o controle social e, sobretudo, melhorar a gestão do SUS, refletindo diretamente na ampliação da qualidade da assistência prestada aos usuários”, avaliou.

Para a presidente do Cosems – Regional Passos, Edina Aparecida de Andrade Gonçalves, a capacitação foi ainda mais relevante por acontecer no início do mandato, quando muitos municípios contam com novos secretários de saúde. “A avaliação de todos os gestores foi de 100%, porque acharam muito bom esse treinamento. Com isso, vamos fortalecer ainda mais o nosso sistema de saúde”, destacou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Passos, José Dilson Fernandes dos Santos, também elogiou a iniciativa. “A capacitação nos trouxe um enriquecimento muito grande, porque o conselho sempre tem mudanças e, por isso, nós temos conselheiros que não têm conhecimento das normas do SUS”, afirmou.
Fonte: SRS

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page