Carga de 250 kg de maconha é interceptada pela PCMG em galpão na RMBH
gazetadevarginhasi
28 de abr. de 2025
2 min de leitura
Divulgação
Operação Barreiro Limpa: Polícia Civil apreende 410 barras de maconha em galpão na Grande BH.
Resultado da intensificação no combate ao tráfico de drogas no Barreiro, em Belo Horizonte, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu 410 barras de maconha, totalizando cerca de 250 quilos, durante a operação Barreiro Limpa, deflagrada na última quinta-feira (24/4). O entorpecente foi encontrado em um galpão desativado em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana.
As investigações da 2ª Delegacia de Polícia Civil Barreiro indicam que a carga seria destinada à capital, apesar de armazenada em município vizinho. A delegada regional Barreiro, Gislaine de Oliveira Rios Xavier, destacou que a operação é fruto de apurações iniciadas no final de 2024, já responsáveis por outras duas fases com apreensões e prisões.
Aperfeiçoamento das investigações
O delegado Túlio Leno, titular da 2ª Delegacia Barreiro, afirmou que a equipe está empenhada em uma repressão qualificada, mirando desarticular níveis mais elevados das organizações criminosas. “Estamos tentando fazer uma repressão mais qualificada, acessar uma hierarquia superior da organização criminosa”, pontuou.
Segundo Leno, as investigações evoluem a cada nova operação. “As linhas de investigação se destrincham, abrindo outras informações. Estamos notando que os grupos criminosos estão trabalhando como forma de consórcio: cada um faz um aporte de determinado valor e faz a compra da droga”, explicou.
Diante da pureza do material apreendido, o delegado não descarta o tráfico interestadual, com origem em estados fronteiriços a países produtores de maconha. “Acreditamos que tenha vindo de outro estado, fronteiriço com países que produzem maconha, devido à pureza da droga, recém produzida e sem mistura”, relatou, acrescentando que suspeitos já foram identificados e as investigações seguem para alcançar outros envolvidos.
Comentários