top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

CEFET-MG Varginha prorroga inscrições do processo seletivo da Graduação




Estão abertas até 31 de julho, as inscrições do Processo Seletivo de Graduação (2º semestre) para o preenchimento de 604 vagas por meio da nota de uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O requerimento de inscrição deve ser preenchido exclusivamente pela internet, no site da Coordenação de Processos Seletivos (Copeve) do CEFET-MG. Há oportunidades para os campi de Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Leopoldina e Varginha.

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem (2021 ou 2022 ou 2023) e que tenham obtido, no mínimo, 100 pontos na prova de Redação e em cada uma das demais provas (Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias). É preciso que o interessado tenha comparecido a todos os dias de provas da edição do Enem que está sendo considerada para a seleção. As notas obtidas pelos candidatos serão consultadas pelo próprio CEFET-MG junto ao Ministério da Educação (MEC).

Reserva de vagas
Pelo menos 50% das oportunidades serão destinadas ao acesso pelas modalidades do Sistema de Reserva de Vagas (SRV) e o restante será destinado ao acesso pela Ampla Concorrência (AC).

Todas as vagas do SRV serão destinadas exclusivamente aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras, segundo especificações do edital. No mínimo, 50% dessas vagas serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa da família (per capita). Será respeitada também a proporção mínima igual de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência na população de Minas Gerais, segundo o censo demográfico IBGE 2022. As demais especificações sobre o SRV, bem como documentos para inscrição, distribuição das vagas, turno e duração dos cursos, entre outras informações, estão disponíveis no edital nº 229/2024, que é de leitura obrigatória.

Todas as informações sobre o processo seletivo serão disponibilizadas no site da Copeve.

Comments


bottom of page