Cemig orienta sobre uso eficiente de ventiladores e ar-condicionado para economia de energia
gazetadevarginhasi
20 de fev.
1 min de leitura
Reprodução
Com a onda de calor que atinge diversas regiões do Brasil nos últimos dias, a Cemig recomenda medidas simples para refrescar o ambiente e evitar aumentos excessivos na conta de energia. Entre as principais opções estão o ventilador, o climatizador e o ar-condicionado, que possuem diferentes níveis de potência e consumo.
O ventilador, mais acessível e econômico, proporciona conforto térmico ao circular o ar, mas não altera a temperatura do ambiente. Segundo o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Welhiton Adriano de Castro Silva, o uso correto do aparelho pode potencializar seus benefícios. "É importante manter portas e janelas abertas enquanto o ventilador estiver funcionando para melhorar a circulação do ar", explica.
Já os climatizadores utilizam a evaporação da água para amenizar o calor e umedecer o ambiente. No entanto, o especialista alerta sobre a necessidade de limpeza regular do filtro para garantir maior eficiência.
No caso do ar-condicionado, equipamento de maior potência e consumo, algumas medidas ajudam a evitar desperdício de energia. “Manter portas e janelas fechadas impede que o aparelho trabalhe em potência máxima para resfriar o ambiente, o que reduz o consumo. Cortinas e persianas também devem permanecer fechadas para evitar o aquecimento do espaço pela luz solar”, orienta Welhiton.
O especialista recomenda ainda ajustar a temperatura do ar-condicionado para 23°C e optar por aparelhos com selo Procel de eficiência energética. Além disso, reforça que o tempo de uso de qualquer equipamento impacta diretamente na conta de luz.
コメント