top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

CERCA DE UM MILHÃO DE EMBALAGENS DE REMÉDIOS SERÃO RECICLADAS NO SUL DE MINAS

  • Foto do escritor: Elisa Ribeiro
    Elisa Ribeiro
  • 10 de set.
  • 2 min de leitura
Divulgação
Divulgação
Uma megaoperação de reciclagem envolvendo mais de uma toneladas de embalagens de medicamentos — os chamados blisters — será concluída nesta quarta-feira (10). A iniciativa é liderada pela Associação Vida Viva, sediada em Varginha, e representa um marco para a logística reversa no segmento farmacêutico da região.
Após seis meses de intensa mobilização, articulação e trabalho voluntário, milhares de embalagens foram triadas e agora vão seguir para uma indústria especializada na reciclagem total do material. A usina exporta o material reciclado para os Estados Unidos, garantindo a destinação ambientalmente correta do resíduo e até então conseguia retribuir à Vida Viva por meio da doação de cadeiras de rodas — uma contrapartida social que amplia o impacto da ação. Com o tarifaço de Trump, a continuidade da ação está em risco para remessas futuras.
Segundo a Vida Viva, o futuro da iniciativa está em avaliação. A associação destaca a complexidade do resíduo — que muitas vezes chega misturado com comprimidos, papéis, seringas e outros rejeitos — e a necessidade de maior conscientização das empresas do segmento para garantir a continuidade e sustentabilidade do projeto socioambiental.
O processo de separação manual contou com o envolvimento direto de funcionários da própria associação, além de voluntários do Festival de Cidadania Virada Varginha, da UNIFAL, do Tiro de Guerra de Varginha e dos coletivos Varginha Lixo Zero e Rio Verde VIVO. Os mutirões de triagem foram realizados semanalmente em um barracão na região central da cidade, onde o material foi separado com cuidado para garantir a qualidade da reciclagem.A Prefeitura Municipal de Varginha, através da Secretaria de Meio Ambiente contribuiu, neste primeiro momento, com a doação de bags para a armazenagem do resíduo.A solução para o frete foi viabilizada por meio da colaboração entre o Festival Virada Varginha e duas empresas de logística e transporte, a Simplifica Frete e a Transjori, que vão viabilizar o caminhão baú para o envio das embalagens.
A Vida Viva pede à população que, por enquanto, armazene os blisters em casa até que a continuidade da coleta seja retomada. Já as doações de tampinhas plásticas e lacres de latinhas continuam sendo aceitas normalmente, desde que estejam limpos e secos e separados por tipo.
Para mais informações, o telefone da associação é (35) 3690-2900.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page