top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Chuvas na Ásia já deixam quase 1,2 mil mortos e centenas de desaparecidos

  • gazetadevarginhasi
  • há 19 minutos
  • 1 min de leitura
fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
As autoridades asiáticas divulgaram, nesta segunda-feira (1º), um novo balanço sobre os fortes temporais que atingem a região. Ao menos 1.160 pessoas morreram em decorrência das chuvas torrenciais que provocaram inundações, enxurradas e deslizamentos de terra em países como Sri Lanka, Indonésia, Tailândia e Malásia.
A Ásia enfrenta, neste período do ano, a temporada de monções, caracterizada por precipitações intensas que historicamente causam danos severos à infraestrutura, além de deixar mortos e desabrigados.
Sumatra concentra maior número de vítimas
Na Indonésia, a situação é particularmente crítica. Em Sumatra, a Agência Nacional de Gestão de Desastres atualizou para 593 o número de mortos e 468 o total de desaparecidos, apenas na ilha. As fortes chuvas da última semana agravaram enchentes e soterramentos, destruindo casas e isolando comunidades inteiras.
“A água chegava até o meu pescoço”, relatou à AFP o morador Misbahul Munir, de 28 anos, que vive em Aceh Norte, uma das áreas mais afetadas no extremo norte de Sumatra.
Outros países também sofrem com estragos
Temporais intensos também atingiram:
  • Sri Lanka, com quedas de barreira e enchentes repentinas;
  • Sul da Tailândia, onde cidades como Hat Yai ficaram submersas;
  • Norte da Malásia, que enfrenta acúmulo de água e deslocamento de famílias.
Imagens aéreas mostram ruas completamente alagadas, com veículos e estruturas tomadas pela água.
As autoridades locais permanecem em alerta máximo, enquanto equipes de resgate continuam atuando em meio a dificuldades impostas pela instabilidade do solo e pela continuidade das chuvas.

Gazeta de Varginha

bottom of page