top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Ciclone mantém tempestades no Sul enquanto veranico aquece Sudeste e Centro-Oeste

  • gazetadevarginhasi
  • há 7 minutos
  • 1 min de leitura
Ciclone mantém tempestades no Sul enquanto veranico aquece Sudeste e Centro-Oeste
Divulgação
Ciclone atinge Sul e veranico traz calor ao Sudeste e Centro-Oeste.

O ciclone extratropical que atingiu a Região Sul do país segue provocando tempestades e ventanias, com maior intensidade no Rio Grande do Sul, enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste experimentam um período de elevação das temperaturas, típico dos dias de verão.

O fenômeno que causa calor intenso é conhecido como veranico, caracterizado por uma massa de ar seco que se instala durante o inverno, elevando as temperaturas acima da média e prolongando dias secos. Segundo meteorologistas, o veranico deve se intensificar e permanecer nas regiões Sudeste e Centro-Oeste pelos próximos cinco dias.

Temperaturas acima da média
Estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Paraná e Santa Catarina estão dentro do chamado “limiar de veranico”. Nessas áreas, as temperaturas podem ficar entre 3°C e 5°C acima da média climatológica para agosto, e em alguns locais ultrapassar 5°C acima da média histórica.

O que é um veranico?
O veranico é um período quente dentro da estação fria, marcado por dias secos e estiagem. A falta de chuvas e o aumento da temperatura contribuem para um ambiente ainda mais seco, aumentando o risco de doenças respiratórias, alertam especialistas do Climatempo.

Apesar do calor temporário, o inverno só termina em 22 de setembro, o que significa que novas quedas de temperatura e ondas de frio ainda podem ocorrer antes do fim da estação.
Fonte: ClimaTempo

Gazeta de Varginha

bottom of page