top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cidadania sobre rodas: MP Itinerante leva serviços e orientações a milhares no Sul de Minas

  • gazetadevarginhasi
  • 7 de jul.
  • 2 min de leitura
Cidadania sobre rodas: MP Itinerante leva serviços e orientações a milhares no Sul de Minas
Divulgação
MP Itinerante leva quase 3 mil atendimentos gratuitos a Monte Santo de Minas e Arceburgo.

O projeto Ministério Público Itinerante (MP Itinerante) passou pelos municípios de Monte Santo de Minas e Arceburgo, no Sul de Minas, nos dias 24 e 25 de junho, oferecendo à população local uma série de atendimentos gratuitos, serviços públicos, atividades culturais e orientações jurídicas e sociais. A iniciativa, conduzida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça para Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), visa fortalecer a cidadania e aproximar a instituição da comunidade.

As estruturas montadas nas duas cidades incluíram unidades móveis, tendas e estandes, com atendimento em áreas como cidadania, meio ambiente, criminal, cível e direitos humanos. O público também pôde registrar manifestações junto às Ouvidorias do MPMG e da Mulher.

Entre as ações educativas, estudantes de 11 a 17 anos participaram da atividade “Promotor por um dia”, acompanhados do promotor de Justiça Thiago de Paula Oliveira. Já a promotora Fernanda Fiorati Freitas e o servidor Thiago Reis conversaram com a população sobre o papel e as atribuições do Conselho Tutelar. A servidora Lígia Silva abordou com o público da terceira idade temas como assédio ao consumo, empréstimos consignados e golpes. Raquel Dastre falou com comunidades tradicionais sobre direitos fundamentais.

As atividades também incluíram rodas de conversa, exibição do filme “O chute mais forte do bairro” para crianças, e palestras sobre atendimento às vítimas de violência, conduzidas pelas servidoras Juliana Resende e Ana Luiza Gomes.

O evento também proporcionou audiências de conciliação, mediação, serviços de saúde básica, vacinação, aferição de pressão arterial, atendimento veterinário, orientações previdenciárias e emissão de documentos. Ao todo, foram realizados 2.203 atendimentos em Monte Santo de Minas e 753 em Arceburgo, além de nove reuniões com a presença de mais de 80 pessoas.

Em 2024, o MP Itinerante já realizou 34 edições em regiões como Jequitinhonha, Mucuri e Zona da Mata, alcançando cerca de 60 mil pessoas. Para 2025, estão previstas mais de 50 edições, com expectativa de ampliar esse impacto.

O projeto conta com a parceria de instituições como TJMG, Cemig, Copasa, Recivil, OAB-MG, Senar Minas, DPMG, Emater-MG, INSS, Ministério Público de Contas, Sedese/Sine-MG, Servas, Correios, EMC, entre outras entidades.
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page