top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cidade de MG suspende aulas por falta d'água e decreta emergência em meio a calorão de 35°C

  • Foto do escritor: Elisa Ribeiro
    Elisa Ribeiro
  • há 13 horas
  • 1 min de leitura

Fonte: O TEMPO
Fonte: O TEMPO
A Prefeitura de Monte Alegre de Minas decretou, nesta sexta-feira (3/10), situação de emergência devido à queda brusca dos níveis dos reservatórios de captação de água do Rio Babilônia. A escassez já provocou a suspensão de aulas em algumas escolas do município.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Rodrigo Mendonça, os reservatórios “baixaram de forma repentina e drasticamente”, impossibilitando o bombeamento de água para a Estação de Tratamento de Água (ETA).
A administração municipal alerta que a situação pode gerar graves impactos sociais e econômicos, incluindo a paralisação de serviços públicos essenciais, além de prejuízos para indústrias e comércios.
Com o decreto, ficam dispensadas licitações para compras emergenciais de bens, serviços e obras necessárias ao enfrentamento da crise, desde que concluídas em até um ano. A medida tem validade até 1º de dezembro de 2025.
Escolas paralisadas e pedido de economia
Na manhã desta sexta-feira, pelo menos três escolas suspenderam suas atividades por causa da falta d’água. A população também está sendo orientada a economizar o recurso, verificar possíveis vazamentos, evitar lavar calçadas e reutilizar a água da máquina de lavar roupas.
Nos últimos dias, a cidade tem enfrentado altas temperaturas, e a previsão indica que o calor deve persistir, podendo chegar a 36°C na próxima semana.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page