top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 15/08/2025

  • gazetadevarginhasi
  • 15 de ago.
  • 2 min de leitura

ree


IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA PÚBLICA

Eu penso que este tema é de extrema importância por desempenhar um papel essencial e estratégico no desenvolvimento sustentável de uma cidade e por que não de uma região, pois, ao conjugar conhecimento técnico, planejamento e gestão eficiente dos recursos, principalmente com a atuação de engenheiros em órgãos e projetos públicos pode viabilizar obras de infraestrutura, habitação, saneamento, mobilidade urbana visando a qualidade de vida da população.
Mas afinal de contas, o que vem a ser a Engenharia Pública? Seria um ramo da engenharia voltado para a atuação direta em projetos e serviços de interesse público atuando em prefeituras, estados, órgãos federais e empresas estatais, elaborando, fiscalizando e executando obras e serviços essenciais à população.
Destaco o nosso país marcado por desigualdades sociais, desafios urbanos e crises climáticas, a engenharia pública surge como uma ferramenta muito estratégica a fim de promover uma qualidade de vida, inclusão e desenvolvimento sustentável, podendo ser na construção de moradias populares, no saneamento básico ou em projetos de mobilidade urbana, pois participação dos profissionais da engenharia comprometidos com o interesse coletivo é indispensável.
Um fato importante é que a presença de engenheiros capacitados no serviço público pode evitar algum desperdício de recursos, melhora a eficiência das obras e reduz dependência de consultoria privadas, destacando a valorização da transparência e o controle social, uma vez que esses profissionais são servidores de interesse coletivo e não de grupos econômicos.
Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cada R$1,00 investido em saneamento, por exemplo, gera uma economia de até R$4,00 na saúde pública, demonstrando como boas práticas de engenharia pública representam economia, saúde e dignidade para a população.
Há a Lei Federal nº 11.888, de 24 de dezembro de 2008, assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, alterando a Lei nº 11.124, de 16 de junho de 2005.
Considerando que o principal objetivo do CONFEA é zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do País, observados os princípios éticos profissionais, tem defendido as políticas públicas que valorizem a engenharia pública, com mais investimentos e formação continuada.
Pois bem, a engenharia pública é, antes de tudo, um instrumento de cidadania, sem ela, seria impossível pensar em cidades mais humanas, sustentáveis e justas. Em tempos de crise climática, urbanização acelerada e escassez de recursos, fortalecer a engenharia pública não será apenas desejável, mas é um caso de extrema urgência.

Engº Civil Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Conselheiro do CREA-MG representando o IBAPE/MG
Membro do Conselho Fiscal do IBAPE-MG
Coordenador adjunto do Comitê de Inspeção Predial e OAE do CREA-MG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page